Por que meus Lives no Instagram não estão engajando minha comunidade local?

Por que meus Lives no Instagram não estão engajando minha comunidade local?

Tenho tentado criar conteúdo que parece autêntico, algo que ressoe com as pessoas ao meu redor. Mas, mesmo assim, sinto que não estou alcançando a resposta que esperava.

Será que é a forma como estou apresentando as informações? Os horários que escolho estão interferindo na participação?

Sinto que, talvez, deveria ajustar a abordagem ou o tema das transmissões. Mas, o que exatamente deve mudar?

Às vezes, me pergunto se a falta de engajamento está relacionada à promoção, ou seria simplesmente que o conteúdo não está atingindo o coração das pessoas.

Gostaria de entender quais são as necessidades ou interesses da minha comunidade. Como posso descobrir isso de forma efetiva?

Alguém já passou por isso? O que funcionou para vocês?

Eu já passei por um momento bem parecido. Fiz várias Lives e, honestamente, o engajamento era bem frustrante. Parece que tudo está certo, mas não bate. Acredito que vários fatores entram em jogo, então vou compartilhar algumas reflexões.

Começando pelos horários. Tentei de tudo: manhã, tarde, noite, e percebi que os horários mais tarde, por exemplo, atraíam mais pessoas. Mas claro, isso vai depender da rotina da sua comunidade. Por que não perguntar diretamente? Uma enquete no Stories pode ajudar a entender quando as pessoas estão mais disponíveis.

Sobre o conteúdo, eu também me esforcei para ser autêntico. Mas chegou um ponto em que comecei a me perguntar: o que realmente importa para eles? Às vezes, a gente pode achar que está falando sobre algo relevante, mas, na verdade, não é. Eu comecei a perguntar diretamente nos comentários o que as pessoas gostariam de ver. Isso me deu várias ideias que eu não tinha considerado.

E aí, promoção… Eu fiz algumas postagens antes das Lives para aumentar a visibilidade, mas sem exagerar. Uma abordagem mais sutil funciona melhor. Ao invés de simplesmente avisar que vou fazer uma Live, eu tento gerar expectativa, talvez compartilhando um teaser ou um pouco dos bastidores.

Uma coisa que funcionou para mim foi criar um espaço mais interativo. Em vez de só falar, eu busquei fazer perguntas e incentivar a participação. Isso gerou um bate-papo que fez as pessoas se sentirem mais conectadas.

Mas, assim, ainda sinto que há muito a aprender. Essa questão do engajamento é complicada e pode ter várias camadas. O que eu posso sugerir é observar suas Lives, talvez ver onde as pessoas estão mais ativas no bate-papo. É um quebra-cabeça, mas as peças, aos poucos, vão se encaixando.

O baixo engajamento nas suas Lives pode ser resultado de vários fatores. Aqui estão algumas considerações a observar:

1. Horários: É essencial entender quando sua comunidade está online. Tente analisar as métricas e testar diferentes horários para ver se a participação muda.

2. Promoção: Apenas ir ao ar não é suficiente. Certifique-se de promover a Live com antecedência. Use stories, posts e até mesmo parcerias para aumentar a visibilidade.

3. Conteúdo: Revise seus temas. Tente focar em tópicos que estejam alinhados com os interesses da sua comunidade. Pergunte-se: isso realmente ressoa com eles? Faça enquetes para coletar feedback.

4. Formato: A forma como apresenta a informação pode estar impactando a interação. Experimente ser mais dinâmico, incluir perguntas diretas ao público e criar momentos de interação.

5. Testar e ajustar: Não tenha medo de experimentar. Se algo não está funcionando, faça mudanças e veja os resultados. O processo leva tempo.

6. Conhecer a audiência: Para entender as necessidades, busque feedback diretamente. Crie enquetes, faça perguntas nos stories ou utilize mensagens diretas. Isso pode oferecer insights valiosos.

Seja paciente. O engajamento é um resultado acumulado e leva tempo para construir. Ajustes constantes e um olhar atento às respostas da sua comunidade são fundamentais.