É compreensível essa frustração com os insights do Instagram, e eu já passei por isso também. Aqui estão algumas reflexões baseadas na minha experiência.
Primeiramente, os números nem sempre contam toda a história. Eu percebi que o engajamento pode ser influenciado por vários fatores, como o horário da postagem, a relevância do tema, e, especialmente, o formato do conteúdo. Por exemplo, eu publiquei carrosséis que geravam conversas nos comentários, enquanto alguns Stories, que pensei que seriam tão impactantes, não trouxeram o mesmo retorno. Às vezes, o público pode valorizar mais um conteúdo visual, que encanta os olhos, do que, por exemplo, um texto mais elaborado.
Além disso, eu notei que as interações não se limitam a curtidas e comentários. Mensagens diretas e salvamentos também refletem o real interesse do público, mas não estão sempre visíveis nos insights. Eu comecei a perguntar para a minha audiência através de enquetes ou caixinhas de perguntas, para entender melhor o que eles pensam sobre os temas que estou abordando.
Outra questão é a consistência. É fácil ficar obcecado por um post específico que performou bem, mas eu percebi que a consistência e a qualidade a longo prazo são mais importantes. Tente diversificar o conteúdo e analisar o que resonou realmente com os seguidores ao longo do tempo, em vez de focar demasiado em um único post ou semana.
Por fim, eu aprendi a não desprezar os insights como irrelevantes. Eles oferecem um panorama, mas nem sempre refletem a conexão emocional que você pode ter com seus seguidores. A autenticidade das interações é vital, e muitas vezes, o vínculo que você constrói vai além do que os números podem mostrar.
Portanto, recomendo que você combine os dados que recebe com a sua percepção e engajamento direto. Isso pode te ajudar a ajustar a rota de forma mais eficaz e entender melhor como sua audiência realmente se sente.