Esse é um dilema que eu também enfrentei em minha jornada no Instagram. Acredito que existam algumas razões que podem estar influenciando o baixo engajamento dos seus infográficos, mesmo com a utilização de templates.
Primeiramente, a questão do conteúdo é fundamental. Mesmo que você tenha um design atraente, se a informação não for relevante ou útil para o seu público-alvo, as pessoas tendem a ignorar. Em um dos meus primeiros testes, criei infográficos com informações que eu achava interessantes, mas que não ressoavam com a audiência. Depois de analisar as métricas, percebi que precisava focar mais nas necessidades e interesses do meu público.
Além disso, a apresentação visual é crucial. Embora templates sejam uma ótima ferramenta para manter a consistência, muitos deles podem se parecer muito com os de outras contas. Eu comecei a personalizar os templates mais profundamente, ajustando cores, tipografias e até as formas das seções, para que se destacassem. Isso fez uma diferença significativa no engajamento.
Outro aspecto que não devemos subestimar é a legenda. Muitas vezes, dedico um tempo considerável para compor legendas que convidam à interação. Perguntas abertas ou chamadas à ação que incentivem a curtir, comentar ou compartilhar têm se mostrado eficazes para aumentar o engajamento. Em alguns posts que eu fiz, adicionei uma pergunta no final e isso gerou mais interações do que o esperado.
Não posso deixar de mencionar a frequência de publicação e o timing. Quando eu alterei minha programação de postagens para horários mais estratégicos, como o início da manhã ou na hora do almoço, percebi um aumento significativo nos comentários e compartilhamentos. Vale a pena testar e analisar qual horário funciona melhor para o seu público.
Por último, considere a interação com seus seguidores. Responder a comentários e mensagens pode criar um senso de comunidade, fazendo com que as pessoas se sintam mais conectadas à sua marca. Uma vez, após uma série de posts que tiveram baixo desempenho, eu passei um tempo engajando diretamente com minha audiência. Isso ajudou a aumentar a visibilidade de outras postagens.
Em resumo, revise a relevância do conteúdo, personalize seus templates, caprichar nas legendas, experimente horários de postagem e interaja com sua audiência. Essas estratégias, embora exigentes em termos de tempo e esforço, realmente podem ajudar a melhorar seu engajamento ao longo do tempo. Boa sorte!