Entendo a sua frustração em relação ao engajamento no Instagram. Já passei por uma situação semelhante e, com base na minha experiência, vou compartilhar alguns insights que podem ajudar.
Primeiro, é importante destacar que, embora os horários de postagem sejam relevantes, eles não são o único fator determinante para o engajamento. No meu caso, eu segui várias recomendações de horários ideais baseadas em análises de mercado e dados gerais sobre os melhores momentos, mas percebi que, em algumas situações, não fazia muita diferença.
Uma estratégia que funcionou para mim foi mudar meu foco de horário para o conteúdo em si. Eu comecei a analisar que tipo de postagens geravam mais interações e engajamento. Isso incluiu desde os temas abordados até o formato utilizado – fotos, vídeos ou carrosséis. Quanto mais eu ajustava o conteúdo ao que minha audiência realmente queria ver, maior era a resposta.
Além disso, eu comecei a prestar atenção nas interações que eu tinha com meus seguidores. Responder aos comentários e mensagens diretas, e também envolver-me nas postagens deles, fez uma diferença significativa. Quando você realmente se conecta com seu público, isso cria um senso de comunidade e pode impulsionar a visibilidade dos seus posts.
Eu também pedi feedback aos meus seguidores sobre os tipos de conteúdos que eles gostariam de ver. Essa prática me ajudou a direcionar os temas e formatos, aumentando a relevância das postagens.
Por fim, vale muito a pena analisar insights do próprio Instagram. Eu costumava olhar apenas para o número de curtidas, mas foquei mais em métricas como o tempo médio que os seguidores passaram em cada tipo de conteúdo e as taxas de cliques nos links. Isso me ajudou a entender melhor o que realmente atraía a atenção deles.
Em resumo, minha sugestão é:
- Foque no tipo de conteúdo que gera interação, não apenas nos horários.
- Mantenha uma comunicação ativa com seus seguidores.
- Utilize os dados do Instagram para entender quais postagens geraram mais engajamento.
Lembre-se de que cada público é único, e o que funciona para um pode não funcionar para outro. Testar diferentes abordagens e aprender com a experiência pode levar algum tempo, mas é um investimento que vale a pena.