Olha, eu passei por uma situação bem parecida com a sua. A sensação de que você está fazendo tudo certo, mas os números não refletem isso é frustrante, para dizer o mínimo. Eu também tentei várias abordagens: postagens educativas, promocionais, reels, carrosséis e por aí vai. Num primeiro momento, parece que estava tudo bem, mas o crescimento estagnou.
O que eu percebi é que a diferença entre o que você acha que é “diferente” e o que os dados mostram pode ter várias razões. Primeiro, pode ser que o seu público-alvo não esteja realmente se conectando com esse “diferencial” que você acredita ter. Às vezes, podemos estar tão focados na nossa visão que esquecemos de ouvir o que o público realmente pode querer.
Outra coisa que me ajudou foi olhar para o formato das minhas postagens. Tive um período em que os carrosséis bombavam e, de repente, pararam de ter o mesmo engajamento. Aí eu testei mudar o estilo: ao invés de só informativo, comecei a usar mais storytelling. Algumas histórias de clientes ou até mesmo um pouco da minha jornada pessoal ajudaram a trazer mais conexão.
Além disso, preste atenção ao horário das postagens e aos dias da semana. O que funcionou para mim foi encontrar um padrão no comportamento do meu público. Algumas vezes, insights simples como mudar o horário das postagens trouxeram resultados melhores.
Por último, eu começaria a olhar para a interação com os seguidores. Responder comentários, criar enquetes, perguntar opinião nos Stories… isso tudo fez uma boa diferença para mim. Engajamento não é só número; é sobre construir relacionamentos.
Resumindo: a discrepância entre a percepção de diferenciação e os dados analíticos pode ser um sinal de que é hora de ouvir mais o seu público e ajustar as estratégias. Seja paciente, porque isso leva tempo, mas ajustar, testar e prestar atenção realmente faz a diferença. Boa sorte nessa jornada!