Essa é uma pergunta bem comum. Eu também já passei por isso e, na verdade, acho que é um tema bem mais complexo do que parece à primeira vista. A primeira coisa que eu fiz foi olhar para os CTAs que eu estava usando. Eles eram diretos, mas será que estavam falando a linguagem certa para meu público? Às vezes, o tom pode estar um pouco fora da sintonia.
Testei diferentes formatos de CTAs. Algumas vezes, fiz perguntas abertas para incentivar comentários, outras vezes, fui mais específico, pedindo algo direto, como “salve este post” ou “marque alguém que precisa ver isso”. No entanto, percebi que quando usei CTAs que realmente incorporavam o que eu estava mostrando no carrossel, o engajamento aumentou. É como se eu tivesse feito um link mais forte entre o conteúdo e a ação que eu queria que as pessoas tomassem.
Uma coisa que também ajudou foi criar uma narrativa mais envolvente no carrossel. Eu tentei contar uma história, algo que fosse pessoal ou que tivesse algum valor claro que ressoasse. Os seguidores tendem a se conectar mais quando sentem que o que estou compartilhando tem um contato mais humano, sabe? Aí, quando cheguei ao CTA, estava mais “natural” seguir o fluxo.
Além disso, eu comecei a variar os horários de postagem. Já reparei que, depende do público, alguns horários trazem mais engajamento do que outros. Faça alguns testes e veja se muda algo. E, claro, não dá pra esquecer da importância das imagens. Um visual chamativo e bem produzido realmente faz a diferença.
Ah, e uma coisa que não rolou muito foi usar CTAs muito longos. Eu tentei explicar o que eu queria da audiência com muitos detalhes, mas percebi que quanto mais simples, melhor. As pessoas costumam rolar rapidamente. Quando você simplifica, elas conseguem captar a mensagem e agir mais fácil.
Por fim, não sei se já considerou a possibilidade de criar interação externa, tipo fazer perguntas nos Stories ou em posts relacionados, que conectem os temas. Às vezes, essa abordagem ajuda a puxar as pessoas para os carrosséis de uma forma mais suave.
Enfim, é um processo de tentativa e erro. O que funcionou para mim, pode não funcionar para você, mas acho que parte do jogo está nessa experimentação contínua. Vamos ver como isso evolui para você!