Olá!
Entendo perfeitamente sua frustração. Já passei por isso e, após várias tentativas, consegui identificar alguns fatores que podem ajudar a entender por que seus carrosséis com templates não estão sendo compartilhados como você esperava.
1. Conteúdo Relevante e Autêntico: Um dos aprendizados que tive é que, embora os templates sejam visuais e atrativos, o conteúdo precisa ser realmente relevante para o seu público. Tente incluir dicas práticas, insights ou histórias pessoais que se conectem emocionalmente com seus seguidores. Carrosséis que oferecem valor real tendem a ter um desempenho melhor.
2. Criatividade e Originalidade: Notei que, se o carrossel parecer uma cópia de outros ou se os templates forem muito comuns, isso pode impactar o compartilhamento. Eu comecei a adaptar os templates, misturando elementos visuais que fizessem a peça parecer mais original. Isso pode aumentar o interesse do público e, consequentemente, o desejo de compartilhar.
3. Chamada à Ação Eficaz: Verifique se você está incluindo uma chamada à ação clara. Frases como “Compartilhe com alguém que precisa saber disso!” ou “Deixe seu comentário abaixo!” ajudam a engajar os seguidores e incentivá-los a compartilhar o conteúdo.
4. Testes e Análises: Realizei testes A/B com diferentes tipos de carrosséis. Por exemplo, variando o número de slides e o estilo da apresentação visual. Descobri que carrosséis que contêm informações essenciais em menos slides tendem a reter mais a atenção.
5. Divulgação e Interação: Ao divulgar o carrossel, interaja com a sua audiência. Responder comentários e mensagens diretas mostra que você valoriza suas opiniões e isso pode incentivar um comportamento de compartilhamento.
6. Timing e Frequência de Postagem: A análise dos meus melhores horários de postagem me ajudou bastante. Postar quando meu público está mais ativo fez diferença na visibilidade e no engajamento. Considere testar diferentes horários ao longo da semana.
Por último, lembre-se de que o crescimento no Instagram é muitas vezes um processo gradual. Não me desanime se os resultados não forem imediatos. Continue aperfeiçoando seu conteúdo e analisando o que funciona melhor para seu público. Com paciência e ajustes constantes, você pode notar uma diferença positiva.
Espero que essas dicas sejam úteis! Boa sorte com seus carrosséis!