Ultimamente, tenho refletido sobre a eficácia dos benchmarks que estou utilizando para analisar o desempenho do meu conteúdo no Instagram. Por um lado, busco métricas que deveriam ser úteis, mas parece que algo não está se conectando.
Quando olho para as contas de referência que escolhi, começo a me perguntar se realmente conheço bem o meu público-alvo. Será que esses benchmarks são representativos do que eles realmente valorizam?
Sinto que existe um descompasso. As taxas de engajamento não estão refletindo o que eu esperava, e isso me leva a pensar… será que estou mediando o sucesso com as ferramentas erradas? Ou talvez os parâmetros escolhidos não se alinhem com as expectativas ou necessidades do meu nicho?
Ainda mais intrigante é a ideia de que o que funciona para outros pode não funcionar para mim. Como é que eu poderia encontrar ou definir benchmarks mais relevantes? O que devia considerar para que esses dados façam mais sentido à minha estratégia?
Você já enfrentou uma situação assim? O que fez para superar essa dificuldade e garantir que suas métricas realmente representem o seu público?
Bom, vamos lá. Primeira coisa: benchmarks são só referências. Se eles não refletem seu público, pode ser que você esteja olhando para as métricas erradas.
Pensa assim: cada nicho é único. O que bomba para uma conta pode não fazer nada por outra. Se você está analisando perfis que, sei lá, têm um público totalmente diferente do seu, as comparações vão ficar distorcidas.
Além disso, é importante entender o que o seu público realmente quer. O que eles valorizam? Quais conteúdos eles interagem mais? Às vezes, é preciso um pouco de pesquisa ou até mesmo perguntar diretamente a eles. Uma enquete simples nos stories pode ajudar.
E, claro, entenda suas próprias métricas. O que significa “sucesso” para você? Engajamento? Vendas? Visibilidade? Isso precisa estar alinhado com as metas do seu negócio. Olhe para os números do seu conteúdo e como eles se conectam ao que você realmente procura.
Se precisar de benchmarks mais relevantes, busque contas que tenham um público semelhante ao seu. Veja o que elas estão fazendo. Tente adaptar, não copiar. Teste diferentes formatos e tipos de posts, e observe o que traz resultado.
No final das contas, é um processo. Teste, ajuste e teste de novo. Você vai encontrar o que funciona.
É bem comum sentir essa desconexão entre as métricas que você usa e o que realmente ressoa com seu público. Já passei por isso também, e posso compartilhar algumas reflexões.
Primeiro, vale a pena reavaliar quem você está considerando como seus benchmarks. Muitas vezes, pegamos contas que parecem similares, mas que na verdade têm um público bem diferente. Isso pode gerar uma comparação que não faz sentido. Por isso, pergunte-se: essas contas estão realmente falando com o mesmo tipo de público que você?
Outro ponto é o conteúdo que você está postando. Mesmo que pareça que deveria funcionar, às vezes ele não toca nas necessidades ou interesses do seu público. Falar diretamente com eles, por meio de enquetes ou comentários, pode abrir um leque de informações que você talvez não tivesse considerado antes.
E, claro, tenha em mente que métricas como taxas de engajamento podem variar bastante. O que é excelente em uma conta pode ser medíocre em outra. Foque em métricas que realmente importam para você. Você pode medir alcance, feedback direto nas postagens ou até a retenção de seguidores. Isso traz um panorama bem diferente do que só olhar para likes e comentários.
Se você está encontrando dificuldades em implementar isso, não se preocupe, é normal. Teste diferentes tipos de conteúdo, veja o que seu público realmente interage e ajusta suas expectativas ao longo do tempo. O Instagram tem seus próprios altos e baixos, e o que funciona hoje pode não ser efetivo amanhã.
Por fim, não tenha medo de ajustar seus parâmetros. Os dados de outros podem servir de inspiração, mas não precisam ser sua única referência. O importante é entender seu público e o que realmente importa para eles. Esse ajuste pode levar tempo, mas a longo prazo, você vai conseguir uma conexão mais forte e relevante.