Por que meus anúncios para públicos semelhantes não geram vendas?

Recentemente, tenho investido em anúncios no Instagram direcionados a públicos semelhantes ao meu público-alvo.

A estratégia parece adequada, mas não estou conseguindo converter essas visualizações em vendas.

Gostaria de entender quais fatores podem estar influenciando a baixa taxa de conversão e se é uma tendência comum entre usuários iniciantes.

Além disso, seria útil saber quais ajustes posso implementar para melhorar esse desempenho.

Eu também passei por isso, então entendo bem a frustração. No meu caso, quando comecei a investir em anúncios para públicos semelhantes, tinha a expectativa de que, por serem “semelhantes”, as conversões viriam naturalmente. Mas, na prática, foi bem diferente.

Primeiro, percebi que a segmentação é só parte da história. Os públicos semelhantes podem até ser parecidos com sua audiência atual, mas isso não garante que a mensagem ou o produto ressoem com eles. Às vezes, me pergunto se a proposta de valor está clara o suficiente. Eu tinha que revisar os meus textos e imagens para ter certeza de que realmente atraíam a atenção e comunicavam benefícios de forma clara.

Outra questão que eu enfrentava eram os criativos. Testei diferentes formatos de anúncios: vídeos, carrosséis e imagens únicas. Algumas fotos que eu achava que eram ótimas não funcionaram nada bem — quem diria? E, às vezes, algo bem simples se destacava. Então, é interessante sempre testar.

Além disso, eu comecei a prestar mais atenção nas métricas. Era vital olhar para o que acontecia além das visualizações — cliques no link, tempo de visualização do vídeo e até a taxa de interação. No meu caso, percebi que os anúncios que geravam mais cliques nem sempre convertiam em vendas. Isso me levou a pensar que talvez a landing page ou o processo de compra estivesse com problemas. A usabilidade era um ponto a ser ajustado.

E sabe, no final das contas, aprendi que é importante ter paciência. As conversões podem demorar pra acontecer e, às vezes, a pessoa precisa ver seu produto várias vezes antes de tomar a decisão de compra.

Ajustes que ajudaram foram pequenas mudanças nos textos, incluindo depoimentos de clientes e aumentando a urgência nos convites à ação. E continuo testando, tentando entender o que mais pode funcionar.

Portanto, se você não está vendo vendas, recomendo que olhe para seus anúncios, mas também para a experiência que está oferecendo. Também pode ser útil pegar feedback direto de quem está interagindo com suas publicações — pode trazer insights valiosos. Espero que isso ajude de alguma forma!