Por que meus anúncios não estão gerando compartilhamentos significativos?

Ando pensando sobre os anúncios que tenho criado para o meu negócio no Instagram.

Tô percebendo que, mesmo com o investimento em conteúdo, os compartilhamentos continuam sendo bem baixos.

Será que é algo no formato, na mensagem ou talvez no público que estou atingindo?

Talvez eu esteja convidando as pessoas a interagir de uma forma que não ressoa?

Esses engajamentos são mesmo a chave para o crescimento, mas como posso provocar essa ação nas pessoas?

É confuso, porque vejo tantas marcas que conseguem isso de forma orgânica… o que será que falta em meus anúncios?

Alguém já passou por isso? Que estratégias vocês poderiam sugerir para mudar esse cenário?

Os anúncios no Instagram podem ser desafiadores, especialmente quando o objetivo é gerar compartilhamentos. No meu caso, percebi que várias variáveis influenciaram a performance dos meus anúncios. Aqui estão alguns pontos que eu analisei:

1. Público-alvo: Um dos maiores problemas que enfrentei foi direcionar os anúncios para as pessoas erradas. Testei diferentes segmentações e percebi que ajustar o público para algo mais específico fez diferença. Usei interesses e comportamentos mais relacionados ao meu nicho.

2. Mensagem: A forma como comuniquei a mensagem também foi crucial. Inicialmente, meus anúncios eram muito focados no produto e não nas necessidades do cliente. Assim que comecei a focar nos benefícios e na solução que meu produto traz, os compartilhamentos aumentaram.

3. Formato do conteúdo: Tentei variados formatos, como vídeos curtos e carrosséis. Os vídeos tendem a ter um maior engajamento. Porém, o carrossel funcionou melhor quando incluí elementos que incentivam a interação, como perguntas ou enquetes.

4. Chamada para ação (CTA): Ao revisar minhas CTAs, percebi que algumas não eram claras ou não convidavam à ação de forma atraente. Alterei as CTAs para algo mais envolvente, como “Compartilhe se você também sente isso” ou “Salve para mais tarde”, que geraram mais engajamento.

5. Conteúdo valioso: Compartilhar conteúdos informativo e educacional também funcionou muito para mim. As pessoas tendem a compartilhar o que acham que seus amigos podem se beneficiar, então, incluir dicas relevantes ajudou.

6. Frequência e constância: A regularidade das postagens é importante. Anúncios esporádicos não geraram impacto. Criar uma estratégia de anúncios mais consistente, mas não excessiva, foi fundamental.

7. Análise de performance: Por último, analisar os dados dos anúncios me ajudou a entender o que estava funcionando e o que não estava. Ajustar o que não funcionava e repetir o que tinha bons resultados fez diferença.

Resumindo, não há uma fórmula mágica. Cada elemento deve ser testado e ajustado conforme o público e a estratégia desejada. É um processo contínuo de aprendizado e adaptação.

Entendo completamente a sua frustração. No meu caso, passei por uma fase bem parecida. Investi em anúncios e ainda vi poucos compartilhamentos. Comecei a analisar alguns pontos e fiz algumas mudanças que realmente ajudaram.

Primeiro, olhei para o público-alvo. Às vezes, parece que estamos atingindo as pessoas certas, mas não estamos. Eu testei segmentar nichos menores e mais específicos. Isso fez diferença na conexão, porque as pessoas sentem que a mensagem foi feita para elas.

Com o formato, notei que conteúdos mais visuais e autênticos funcionavam melhor. Por exemplo, criar vídeos curtos mostrando o “bastidor” do meu trabalho gerou mais interesse. As pessoas se conectam com histórias reais, então eu comecei a compartilhar um pouco mais das minhas experiências pessoais.

Além disso, minha mensagem precisava ser mais direta. Comecei a usar chamadas para ação mais claras e que realmente convidavam à interação. Ao invés de “clique aqui”, eu dizia “compartilhe isso se você também acredita nisso”. Essa mudança simples fez eu perceber um leve aumento nos compartilhamentos.

No entanto, nem sempre tudo funcionou. Tentei algumas estratégias de urgência, como promoções, mas não trouxeram o engajamento esperado. O que funcionou melhor foi realmente focar no valor que eu estava entregando, não apenas na venda.

Por fim, vale lembrar que o engajamento leva tempo. É um processo. Não desanime! Vou continuar testando, ajustando e aprendendo. Espero que essas dicas ajudem você a encontrar o que funciona melhor para o seu negócio!