Olha, eu já passei por algo bem parecido. Ajustei meu funil de vendas algumas vezes e, mesmo assim, o ROAS não melhorava. Foi frustrante. A primeira coisa que eu fiz foi olhar de perto a segmentação do público-alvo. Às vezes, por mais que pareça que estamos mirando nas pessoas certas, na verdade, pode haver uma desconexão.
Eu testei diferentes segmentações, com base em interesses e comportamentos. Fiz anúncios que pareciam geniais, mas a taxa de cliques era baixa. Também percebi que a linguagem que usei não estava ressoando. O tom pode fazer uma diferença imensa. E, mesmo que eu achasse que era claro, a mensagem não estava “conectando” com a audiência.
Outra abordagem foi otimizar as landing pages. Elas precisam ser coerentes com o que o anúncio promete. Tentei ajustar os títulos, melhorar as imagens, e, sério, pequenas mudanças na proposta de valor podem transformar tudo. Testei, e vi que uma landing page simples, mas com um design limpo e um CTA direto, fez uma diferença brutal.
E a parte das métricas? Não subestime! Eu costumava olhar só o ROAS, mas comecei a me aprofundar e ver outras métricas, como CTR e taxa de conversão. Às vezes, o problema não é no seu funil, mas em como as pessoas estão interagindo com cada etapa dele.
Não dá pra esquecer da concorrência também. Se o mercado está inundado, o custo pelo clique sobe. Eu já fiz anúncios e percebi que, em algumas épocas, o CPC aumentava muito. Isso pode impactar tudo. Outra coisa que percebi é que adaptar o conteúdo conforme as tendências e feedback das campanhas anteriores sempre me ajudou a refinar o que funcionava e o que não funcionava.
Por fim, não esqueça que a paciência é chave. Pode levar tempo pra ver os resultados de uma mudança. E, mesmo assim, às vezes, o que funciona para uns não funciona para outros. Tenta tudo isso e vai ajustando conforme as coisas forem fluindo. Boa sorte!