Por que meu perfil não atrai seguidores dentro do meu nicho?
Eu posto regularmente. Tenho um bom conteúdo, ou pelo menos eu acho que sim. Faço stories, uso hashtags e tudo isso. Mas, mesmo assim, parece que as pessoas não estão interessadas.
Engajamento tá baixo. Curto, comentado. Aquelas interações que ajudam a crescer. Segui algumas dicas de marketing que vi por aí. Mas nada.
Às vezes me pergunto se é a estética. As cores? A vibe? Ou talvez o texto que não convence. É tão frustrante ver perfis menos preparados bombando. O que será que eles têm e eu não?
Será que estou focando no público certo? Será que meu nicho tá saturado?
Quero saber se tem algo mais que eu deveria estar fazendo. Alguma estratégia específica ou ajuste que me escape. Agradeço qualquer dica que ajude a mudar isso!
Olha, eu já passei por isso, então sei bem como é frustrante. Comecei meu perfil do Instagram com um conteúdo que achava incrível, postava com frequência e usava hashtags na esperança de atingir o público certo. Mas o engajamento? Uma decepção.
Aqui estão algumas coisas que aprendi ao longo do tempo:
-
Reavalie seu público. Às vezes, eu percebia que estava tentando atingir um público que não estava realmente interessado naquilo que eu oferecia. Tente fazer uma pesquisa informal, talvez perguntando aos seus seguidores o que eles querem ver mais.
-
Conteúdo de valor. Eu tentei criar conteúdo que fosse não só bonito, mas útil. Meu foco mudou para resolver problemas específicos do meu nicho. Isso fez com que as pessoas começassem a ajudar a compartilhar e comentar mais, porque viram valor real no que eu postava.
-
Experimente diferentes formatos. O que funcionou pra mim foi misturar os tipos de conteúdo. Além de imagens, comecei a usar carrosséis e vídeos curtos (tipo Reels). Eles tendem a ter mais alcance e engajamento. Então, percebi que mudar a forma como eu comunicava a mesma mensagem fez diferença.
-
Estética importa, mas não é tudo. No começo, eu achava que só cores bonitas fariam a diferença. No entanto, depois que foquei nas histórias e na conexão com as pessoas, notei um aumento no engajamento. O layout deve refletir sua marca, mas a autenticidade é ainda mais poderosa.
-
Interaja genuinamente. Eu costumava postar e sair. Mas quando comecei a interagir mais com os seguidores, respondendo comentários e mensagens, percebi que as pessoas se sentiam mais conectadas. O algoritmo também parece apreciar interações autênticas.
-
Não desista tão cedo. Às vezes, parece que estamos falando em uma sala vazia, mas o crescimento pode ser lento. O que importa é continuar testando e se reinventando. Eu já perdi a conta de quantas vezes mudei minha abordagem antes de encontrar o que realmente funcionou para mim.
-
Análise de métricas. Por último, não esqueça de dar uma olhada nas métricas. Isso me ajudou a entender quais posts estavam funcionando e quais não estavam. Aprender com os dados foi uma virada de chave na minha estratégia.
Tente aplicar essas dicas e veja o que funciona para você. Lembre-se de que cada perfil tem seu próprio caminho e pode levar tempo. Boa sorte!