Eu passei por isso e acho que posso compartilhar algumas coisas que me ajudaram. Primeiro, percebi que a estética é importante, mas a clareza precisa ser a prioridade. Às vezes, menos é mais, sabe? Eu costumo revisar meu perfil com a ideia de que cada elemento deve ter uma função clara.
Uma coisa que funcionou pra mim foi focar na paleta de cores. Comecei usando apenas 3 ou 4 cores. No início, eu achava que quanto mais cores, mais interessante ficava. Mas, na verdade, só deixava tudo confuso. Depois que descompliquei isso, o visual ficou bem mais agradável.
As fontes também são cruciais. Eu testei várias combinações e, no fim das contas, escolhi uma fonte principal e uma secundária que se complementam de verdade. Usar várias fontes pode fazer tudo parecer meio bagunçado, por isso, optei por manter a simplicidade.
Outra coisa que eu fiz foi organizar o conteúdo em categorias. Comecei a usar destaques mais claros e com ícones que realmente representassem a categoria. Antes, eu simplesmente tinha uma mistura de tudo, e as pessoas ficavam sem saber onde clicar. A clareza nas infos é fundamental.
Ah, e as legendas! Eu costumava escrever textos muito longos. Agora, estou tentando ser mais objetivo e colocar perguntas ou chamadas de ação que convidem o seguidor a interagir. Isso ajuda a manter o foco.
Por fim, não subestime o poder dos feedbacks. Sempre que eu faço alguma mudança, pergunto para amigos ou até para alguns seguidores. Eles conseguem ver coisas que a gente não percebe, por estarmos tão imersos no conteúdo.
Por último, é natural que leve tempo pra acertar o visual. Vá testando, ajustando, e não desanime. Cada passo conta. Boa sorte!