Entendo a frustração que você está sentindo, pois passei por algo semelhante. Nos últimos meses, eu também notei que, apesar de uma frequência consistente de postagens e uma variedade de conteúdos, meu alcance estava estagnado. Aqui estão algumas reflexões e ajustes que funcionaram para mim.
Engajamento Autêntico
Uma das principais razões que identifiquei foi a necessidade de um engajamento mais autêntico. Comecei a dedicar mais tempo para interagir com minha audiência e outros perfis dentro do meu nicho. Isso incluiu comentar e responder mensagens de forma genuína. O algoritmo do Instagram prioriza perfis que recebem interação real, então isso foi um passo importante.
Conteúdo Relevante e Valor
Eu percebi que, mesmo criando posts que considerava interessantes, muitas vezes faltava um foco claro no que estava oferecendo à audiência. O que funcionou foi a mudança para posts que traziam valor direto, como dicas práticas ou soluções para problemas específicos que meu público enfrenta. Meu conteúdo passou a refletir melhor as necessidades e os interesses dos meus seguidores.
Uso de Hashtags
As hashtags que eu escolhia às vezes não eram as melhores para alcançar novos públicos. Após revisar minha estratégia, optei por um mix de hashtags populares e mais nichadas. As niche hashtags ajudaram a colocar meu conteúdo em frente a pessoas que realmente se interessam pelo tema, aumentando as chances de ser recomendado.
Análises e Ajustes
Comecei a utilizar as métricas fornecidas pelo Instagram para analisar quais tipos de posts geravam mais engajamento. Isso me permitiu entender quais conteúdos realmente ressoavam. Com isso, ajustei minha estratégia para priorizar formatos que estavam se destacando.
Stories e Reels
Percebi que incluir mais conteúdo no formato de Stories e Reels ajudou a aumentar minha visibilidade. Esses formatos são priorizados pelo algoritmo e podem ser uma ótima maneira de expor seu trabalho a novos públicos. Assim, busquei integrar mais desses conteúdos no meu calendário de postagens.
Consistência e Paciência
Por último, a consistência é fundamental. Não espero resultados imediatos. Com o tempo, notei uma melhora gradual na visibilidade e no engajamento. Portanto, continue experimentando e fazendo ajustes conforme necessário.
Espero que essas dicas ajudem você a direcionar sua estratégia! O Instagram é uma plataforma dinâmica, e o que funciona pode mudar, mas persistir na busca por relevância e engajamento sempre valerá a pena.