Por que meu conteúdo local não está engajando pequenas empresas?

Por que meu conteúdo local não está engajando pequenas empresas?

Noto que estou postando tudo que acho relevante. Fotos do meu produto, dicas, até stories com promoções. Mas, sei lá, não tenho aquele retorno que esperava.

Talvez seja a abordagem? Ou o estilo das postagens? Eu vejo outras empresas menores tendo bastante interação. O que eles têm que eu não tenho?

Tô me perguntando se é a maneira como tô me comunicando. Será que tô falando a língua deles? Ou captando a essência do que eles precisam? Já ouvi dizer que a autenticidade é chave, mas como ser autêntico e ainda assim chamar a atenção?

Enfim, será que o meu conteúdo é só impessoal demais? O que vocês acham?

Eu já passei por isso e posso te dizer que não é fácil. Postar conteúdo que você acha relevante é uma coisa, mas captar a essência do que seu público realmente quer é outra bem diferente.

Primeiro, eu aprendi que engajamento muitas vezes vem da conexão. Não basta postar uma foto do seu produto e esperar que todo mundo se interesse. O que funcionou pra mim foi começar a contar histórias. Se, por exemplo, você tem um produto artesanal, fale um pouco sobre o processo de criação, as inspirações, e por que é especial. Eu vi uma diferença significativa quando comecei a fazer isso. As pessoas se conectam mais ao seu negócio quando sentem que fazem parte dele.

Outra estratégia que testei foi fazer perguntas abertas nos meus posts. Ao invés de simplesmente anunciar promoções, eu comecei a perguntar como meus produtos poderiam ajudar na vida delas. Isso gerou um diálogo interessante, e o engajamento aumentou. Uma vez, fiz uma enquete nos stories sobre qual cor de um produto elas preferiam, e a resposta foi surpreendente.

Olhar o conteúdo dos concorrentes pode ser útil, mas sem se comparar. Eu olhei e notei que muitos estão focando em mostrar experiência do cliente, compartilhando feedbacks e repostando conteúdo gerado por usuários. Tente isso! As pessoas adoram ver suas opiniões valorizadas.

Agora, a autenticidade. É, de fato, importante. Não tente ser alguém que você não é. Mostre quem você é, mesmo que isso signifique ser um pouco mais vulnerável. Faça vídeos curtos, mostre o dia a dia da sua empresa, ou até mesmo seus desafios. No meu caso, isso trouxe uma nova camada ao meu conteúdo e ajudou as pessoas a se identificarem comigo.

E, acredite, pode levar um tempo. Você não vai ver resultados da noite para o dia. Isso é normal. O importante é manter a consistência e, quem sabe, ajustar o conteúdo conforme você vai vendo o que funciona melhor.

Por fim, talvez você está sendo muito técnico ou formal demais. Tente um tom mais leve e coloquial. Você está falando com pessoas, não com máquinas. Use emojis, memes, se fizer sentido pro seu nicho.

Espero que isso te ajude a repensar suas estratégias. É um processo, mas com persistência, você pode ver uma mudança positiva.