Eu passei por uma situação bem parecida com a sua. Tinha momentos em que eu via um aumento nas visualizações, mas as interações eram frustrantes. Muito estranho, né? Vou compartilhar o que aprendi nesse processo.
Primeiro, a qualidade visual é importante, mas só isso não garante que as pessoas vão interagir. Por exemplo, eu postei umas fotos incríveis, mas as pessoas só ficavam olhando e saíam. O que percebi é que, às vezes, a mensagem não estava clara ou não ressoava com o que meu público realmente queria.
Em termos de conteúdo, diversificar é ótimo, mas tente focar no que realmente funciona para o seu público. Eu descobri que algumas postagens podem ser mais “complicadas” para engajar. Um vídeo super produzido que fiz não deu quase nada em interações, enquanto uma foto simples com uma legenda autêntica gerou muito mais conversa.
As chamadas para ação são super úteis, mas é preciso ser estratégico. Uma vez, fiz uma enquete no story, e o engajamento foi bem melhor em formatos que incentivavam a interação, como “comente abaixo o que você acha disso” ou “qual você prefere?”. Às vezes, a forma como pedimos feedback faz toda a diferença.
Outra coisa que eu notei é o timing. Postar no momento em que o seu público está mais ativo pode aumentar a interação. Comecei a usar as estatísticas do Instagram para entender melhor a minha audiência e, quando mudei os horários das postagens, vi uma diferença.
E não posso esquecer das tendências. Às vezes, o que está em alta pode trazer mais engajamento. Experimente adaptar seu conteúdo a desafios ou hashtags populares, mas sempre mantendo a sua identidade.
Por último, a interação no seu perfil também parece fundamental. Eu costumava esquecer de responder comentários, mas quando comecei a ser mais ativo em retornar, as pessoas ficaram mais incentivadas a comentar. Criar essa relação ajuda.
Resumindo: foco na mensagem, formatos que engajam, timing e interação. Só não espere que tudo vá mudar da noite para o dia, mas algumas pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença ao longo do tempo. Espero que isso ajude!