Olha, eu passei por algo muito parecido. No começo, achava que tinha tudo certo: conteúdo relevante, boas edições e ainda usava as hashtags populares. Mas, mesmo assim, as visualizações não subiam. Foi frustrante, eu sei.
Uma coisa que percebi foi que, muitas vezes, o algoritmo não te ajuda. Tem que entender um pouco como ele funciona. Publiquei um vídeo que em teoria estava super alinhado com a audiência, mas não engajou. Posts mais simples e, às vezes, até menos “produzidos” tiveram muito mais visualizações. Estranho, né?
Interagir é importante, claro, mas como você faz isso também conta. Comecei a focar em interações genuínas. Comentei em outros perfis, e não só nas postagens, mas também respondendo stories. Isso fez uma diferença, aos poucos.
E as hashtags! Usei combinações de hashtags muito genéricas. Já tentaram alternar entre hashtags populares e algumas mais específicas? Isso ajudou a trazer um público mais qualificado, em vez de apenas números.
Outra coisa: os horários de postagem. Eu costumava seguir fórmulas prontas, mas depois percebi que o meu público estava online em horários diferentes. Fiquei tentando entender mais sobre eles, em vez de seguir a receita de bolo.
E sobre o conteúdo… Você já pensou em diversificar um pouco? No meu caso, vídeos de bastidores funcionaram muito bem. As pessoas gostam de ver o processo, a humanização. E, acredite ou não, vídeos mais curtos, às vezes, atraem mais a atenção do que aqueles longos que eu achava que eram “mais completos”.
A segmentação do público pode ser um mistério. Às vezes, estou falando para a pessoa errada. Minha estratégia ficou melhor quando parei e pensei: “Quem realmente se interessa pelo que ofereço?” Mudou muitas coisas, para melhor.
Não sou um expert, mas tentava experimentar um pouco a cada semana. Testei formatos, estilos de edição, até mesmo a música de fundo. Não sei se é uma resposta definitiva, mas talvez sejam pequenos ajustes na comunicação, na forma de se conectar. É um processo. Não desanime!