Personalizar respostas realmente faz diferença no engajamento?

Oi, pessoal!

Estou começando a minha jornada no Instagram e tenho uma dúvida que me deixou pensando.

Eu vejo muita gente falando sobre a importância de personalizar as respostas aos comentários e mensagens. Mas será que isso realmente faz diferença no engajamento dos meus posts?

Se alguém tiver experiências ou dicas sobre isso, eu adoraria ouvir! Estou aqui para aprender e melhorar o meu alcance.

Valeu!

Oi! Então, essa questão sobre personalização nas respostas é bem interessante. Eu passei por isso também. No começo, eu costumava responder comentários de forma bem genérica, tipo “obrigado pelo comentário” ou apenas emojis. E, acredite, meu engajamento era bem baixo.

Depois, comecei a testar. Quando uma pessoa comentava algo, eu tentava responder de forma mais pessoal, mencionando o nome dela e fazendo uma pergunta, se tinha alguma curiosidade ou se queria compartilhar mais. Tipo, se alguém elogiava uma foto, eu perguntava como foi o final de semana dela ou qual parte da foto ela mais gostou. Isso realmente ajudou a aumentar a interação. Muitas vezes, o papo se estendia e, pasmem, as pessoas começavam a voltar pra interagir mais.

Mas olha, nem sempre funcionou. Às vezes, eu me empolgava e escrevia muito. Isso até afastava alguns que preferem respostas mais simples. Então, encontrei um meio-termo. Uma resposta que seja calorosa, mas não uma carta, sabe? Também percebi que algumas pessoas só querem uma curtida. E tudo bem, você não precisa investir horas em cada comentário.

O que eu realmente notei foi que, quando as respostas são personalizadas, você cria uma comunidade. As pessoas sentem que você se importa. E isso faz com que elas voltem e engajem mais com o conteúdo. O que importa mesmo é a qualidade da conversa. E, olha, eu já fiz erros, deixei de responder ou demorei, mas aprendi a tratar isso também. Um “desculpe a demora, mas valeu pelo apoio” é sempre bem-vindo.