Parcerias com organizações comunitárias ainda aumentam a visibilidade no Instagram?
Tenho visto que, em alguns nichos, isso estava bombando. Mas, será que ainda vale a pena?
Já fiz algumas colaborações, mas não sei se estou atingindo o público certo.
Acho que muitas vezes essas parcerias podem ser super benéficas.
Porém, será que estão realmente trazendo o retorno que eu espero?
E como medir isso? O que vocês acham?
Eu definitivamente acredito que parcerias com organizações comunitárias podem aumentar a visibilidade no Instagram, e vou explicar por quê, com base na minha experiência.
Quando fiz colaborações, percebi que, dependendo da organização, a conexão com a comunidade pode ser bem potente. Por exemplo, colaborei com uma ONG local que trabalha com eventos de conscientização ambiental. A gente criou um post conjunto e, além de alcançar os seguidores da ONG, a interação foi bem legal. O engajamento aumentou não só pelos nossos públicos, mas também pela causa abordada.
Agora, nem todas as parcerias foram tão eficazes. Tive uma experiência com uma organização que não tinha muitos seguidores e, honestamente, não vibrei com isso. A interação foi mínima e não trouxe retorno significativo. Então, a seleção é crucial.
Para medir se a parceria está valendo a pena, eu olho para alguns pontos:
-
Engajamento: Verifique se as curtidas, comentários e compartilhamentos aumentaram. Isso pode indicar que o conteúdo ressoou com o público.
-
Novos seguidores: Após a colaboração, veja se ganhou novos seguidores. Isso é um bom sinal de que a parceria trouxe visibilidade para você.
-
Feedback direto: Pergunte aos seguidores se eles chegaram até você através da parceria. Pode ser uma pergunta direta em uma enquete nos stories.
-
Conversões: Se você está vendendo algo, monitore se houve vendas ou contatos provenientes dessa colaboração.
Vale lembrar que o retorno pode não vir imediatamente. Às vezes, a construção de uma reputação ou uma boa imagem na comunidade leva tempo. Se a parceria é com uma organização que realmente se alinha com seus valores, mesmo que não traga retorno imediato, pode ser muito relevante a longo prazo.
Enfim, eu diria que vale a pena continuar testando. Mas escolha parcerias que se alinhem com a sua marca e valores. Isso, geralmente, traz resultados melhores.