Olha, no meu caso, eu realmente cantei a bola sobre os Reels e fui testando. No começo, postava bastante foto e tinha um engajamento razoável, mas depois que comecei a experimentar com Reels, a coisa mudou. Foi um salto, não dá pra negar.
Tive um vídeo que postei de forma meio aleatória, só mostrando um processo do meu trabalho, e ele bombou! Então, parece que esse formato atrai atenção de um jeito diferente. As pessoas curtem a rapidez, a dinâmica. Mas não é sempre que funciona, não. Já postei outros que, na minha cabeça, seriam incríveis e… floparam.
E sobre as fotos, elas ainda têm seu espaço, com certeza. Especialmente se você tem um estilo visual forte, ou se está mostrando algo que vale a pena apreciar mais devagar. Mas a verdade é que Reels têm uma chance maior de serem mostrados pra novas pessoas, principalmente porque o algoritmo parece favorecer o vídeo agora.
O equilíbrio que eu encontrei, até agora, é postar uma mistura. Tipo, a cada dois Reels, eu coloco uma foto. Isso parece manter o público engajado e também ajuda a variar a entrega de conteúdo. E a ideia é testar o que funciona pra você. Não vai ser só sucesso; vão ter dias em que nada parece dar certo.
Agora, quanto a dicas práticas pra aproveitar melhor os Reels, eu diria: mantenha a autenticidade. Mostre o que você realmente faz, não fique só recriando tendências. Tente usar textos na tela. Muita gente assiste vídeos sem som, então é bom garantir que sua mensagem chegue mesmo assim. E, claro, use hashtags relevantes, mas não se preocupe em exagerar.
Resumindo, Reels podem ser um divisor de águas, sim. Mas exige um pouco de persistência e ajuste, até descobrir o que se encaixa na sua vibe. É uma montanha-russa.