Essa é uma pergunta que eu, pessoalmente, venho me fazendo bastante. Para te dar uma ideia, comecei a usar os Reels no meu perfil há alguns meses, e foi um pouco de montanha-russa.
No início, realmente vi um aumento no meu alcance. O algoritmo do Instagram parecia favorecer os vídeos curtos – uma janela de oportunidade, sabe? O que funcionou para mim foi criar conteúdos interessantes e relevantes, que se conectavam diretamente com meu público. Eu tentei misturar humor, dicas e coisas do cotidiano. E, de certo modo, isso pareceu ressoar.
Mas aqui vai uma questão que me deixou confuso: a concorrência aumentou muito. É impressionante como cada vez mais pessoas descobriram o formato. Então, isso fez com que meu alcance diminuísse um pouco. Percebi que na minha abordagem não poderia depender apenas dos Reels para crescer; é tudo muito efêmero.
O que não funcionou foi seguir tendências só porque estavam em alta. Ao tentar fazer algo que não ressoava comigo ou com meu estilo, a conexão que eu esperava não se consolidou. Parecia que alguém estava tentando forçar uma barra, e isso não engajava o público.
Agora, eu me pergunto se é hora de explorar novos formatos. Stories, talvez, ou quem sabe aprofundar em conteúdo mais longo, como IGTV? Às vezes, me questiono se voltar para o conteúdo estático ainda pode ser uma boa ideia. O que eu descobri é que a interação genuína com os seguidores realmente faz diferença, seja em vídeos curtos ou outros formatos.
Então, para resumir, os vídeos curtos ainda têm seu valor, sem dúvida. Mas é bom não colocar todas as fichas nesse único formato, principalmente porque o cenário muda rápido. A frequência de exibição pode ser imprecisa se você não diversificar. Também é crucial se manter autêntico e continuar experimentando. A jornada continua, e talvez o segredo esteja em se adaptar e mixar estratégias.