Sim, eu já passei por essa dúvida e, na verdade, ainda estou aprendendo. Para mim, os reels realmente ajudaram a melhorar meu alcance, mas não foi uma fórmula mágica. Aqui está o que aconteceu na minha experiência.
Quando comecei a usar reels, percebi que o algoritmo do Instagram favorece esse formato. Eu comecei a fazer vídeos curtos de dicas relacionadas ao meu nicho, que é marketing digital. No início, os views eram bons, mas o engajamento… essa parte foi um desafio. Algumas vezes, eu tinha mil views, mas apenas algumas curtidas e comentários. Isso me deixou pensativo.
O que funcionou para mim foi focar no conteúdo que realmente ressoasse com a minha audiência. Em vez de criar conteúdo só por criar, eu comecei a entender o que as pessoas queriam ver. Perguntei aos meus seguidores sobre o que eles estavam curiosos e fiz vídeos em cima disso. Assim, consegui aumentar o engajamento, porque o conteúdo começou a ser mais relevante.
Outra coisa que notei foi o timing. Postar reels em horários em que meu público estava mais ativo fez diferença. Testei várias janelas de horário e eventualmente comecei a ver padrões. Isso me ajudou bastante.
Sobre os nichos, eu acho que reels podem funcionar para praticamente qualquer área, mas a chave é a criatividade. Se você tem um produto ou serviço mais técnico, tente apresentar isso de forma mais leve e divertida. Eu vi perfis de contadores, por exemplo, que criaram reels explicando conceitos de forma descontraída e pegaram bastante atenção.
Embora o alcance tenha melhorado, o engajamento nem sempre seguiu o mesmo padrão. Por isso, eu decidi interagir mais com quem comentava nos meus reels. Responder perguntas ou até criar enquetes nos stories ajudou a criar uma conexão, e essa interação acaba levando mais pessoas a querer comentar nos vídeos.
No fim das contas, vale a pena continuar investindo tempo nos reels, especialmente se você está disposto a testar e ajustar. Contudo, não coloque todas as suas fichas nesse formato. Experimente outros tipos de conteúdo, como carrosséis e stories, e veja o que ressoa melhor com seu público.
Resumindo, sim, os reels podem ajudar a aumentar o alcance, mas o engajamento depende de adaptação e conexão com a sua audiência. É um processo, e para cada perfil pode ser um pouco diferente. Espero que isso ajude!