Recentemente, tenho refletido sobre a eficácia do IGTV no crescimento do meu perfil no Instagram.
Acho interessante a ideia de criar conteúdo em vídeo, já que parece que as pessoas se conectam de maneira diferente com esse formato.
Mas, será que esses vídeos realmente contribuem para uma construção de conteúdo duradouro? Ou será que são só mais uma moda passageira?
Além disso, notei que alguns perfis que sigo têm ótimos resultados com IGTV, mas não sei se isso se aplica a todos os nichos.
O que ajuda, na verdade? É a qualidade do conteúdo, a frequência de postagens ou algo além disso?
A interação do público é um fator importante?
Se alguém puder compartilhar experiências ou insights sobre isso, gostaria muito de entender melhor.
No meu caso, o IGTV foi uma ferramenta que usei para diversificar meu conteúdo e explorar vídeos de formato mais longo. Inicialmente, notei que o público se conectava melhor com vídeos no estilo ‘como fazer’ e tutoriais, o que aumentou meu engajamento. Porém, a produção de vídeos com qualidade aceitável demandou bastante tempo e esforço, e a frequência de postagens não era fácil de manter.
Observei que a qualidade do conteúdo é crucial. Vídeos bem planejados e que realmente oferecem valor tendem a performar melhor. Sim, a interação do público também é importante. Responder comentários e estimular a participação nos vídeos fez diferença no engajamento geral.
Por outro lado, vi perfis que postavam com frequência, mas sem um propósito claro, e os resultados eram abaixo do esperado. O IGTV talvez não seja uma solução mágica; quem funciona bem com ele geralmente agrega valor ao conteúdo e tem um público engajado.
Em relação a nichos, percebi que alguns segmentos, como educação e lifestyle, se beneficiam mais de vídeos longos, enquanto outros podem não ter o mesmo retorno. No geral, o IGTV pode ser útil, mas a consistência e a qualidade precisam estar lá.