Os formatos interativos no Instagram, como enquetes, quizzes e caixas de perguntas, estão realmente gerando engajamento significativo ou são apenas uma tendência passageira?
Estou monitorando o desempenho do meu conteúdo e percebo que a interação com esses formatos varia muito.
Quero entender se vale a pena investir tempo e recursos para implementar essas ferramentas em minha estratégia de conteúdo ou se devo focar em outras abordagens mais tradicionais.
Qual é a sua análise sobre a eficácia a longo prazo dos formatos interativos?
Olha, no meu caso, eu teste várias coisas. Comecei a usar enquetes e quizzes porque todo mundo falava que aumentava o engajamento. E, sim, no começo, vi algumas interações legais. As pessoas curtem dar opinião, sabe?
Mas depois, percebi que o efeito não era tão duradouro assim. Tem semanas que as enquetes bombam, outras, ninguém nem toca. Também já fiz caixa de perguntas, algumas funcionaram, outras foram um deserto. É meio frustrante, porque você se empenha e parece que não dá em nada.
Uma coisa que notei é que se você conecta isso com um tema que realmente interessa seu público, rola bem melhor. Se for algo aleatório, a galera simplesmente ignora. Então, talvez o segredo seja isso: relevância. Eu ainda uso, mas não coloco todas as minhas fichas. E, sinceramente, estou variando mais com outros tipos de conteúdo, tipo vídeos ou posts que contam histórias.
No geral, acho que eles dão um gás, mas não dá pra contar só com isso. É bom, mas não é tudo. Cada um tem que ver o que rola com a sua audiência, porque cada nicho é um mundo. É um aprendizado constante, né?