Oi! Entendo completamente a sua frustração. Eu também passei por essa confusão no início. No meu caso, eu tenho um perfil focado em [seu nicho específico] e, sim, percebi que o formato de edição realmente impacta no engajamento.
Quando comecei, fiz tudo meio no “chute”. Postagens aleatórias, vídeos triviais… e não vi um resultado significativo. Daí, comecei a prestar atenção nos formatos que mais funcionavam para o meu público. O que realmente me ajudou foram os carrosséis. Eles permitiram que eu entregasse mais informações de uma vez, fazendo com que as pessoas passassem mais tempo no meu post. Isso, na verdade, aumenta o engajamento.
Com vídeos, eu testei tanto o conteúdo curto, no estilo Reels, quanto vídeos mais longos. O que eu percebi é que, dependendo do que eu estava abordando, os Reels engajavam muito mais. Isso pode ser diferente para outros nichos, mas o meu público parece curtir conteúdo mais dinâmico e rápido. Em contrapartida, certos vídeos longos não tiveram tanto retorno, a menos que fossem super envolventes e oferecessem muito valor.
Os stories também são um case à parte. Nos meus, eu uso para interagir mais com os seguidores, como enquetes ou perguntas diretas. Notei que isso gera um bom engajamento, porque traz um aspecto mais humano ao perfil. É como se eu estivesse conversando diretamente com eles, e isso constrói relacionamento.
Por outro lado, já tentei usar filtros e edições super elaboradas que, na teoria, deviam atrair mais atenção, mas o feedback nem sempre foi positivo. Muitas vezes, as pessoas preferem autenticidade a algo excessivamente polido. Isso varia, claro, mas, para o meu nicho, a simplicidade tem sido um ponto forte.
No fim das contas, o que funcionou para mim foi testar e entender o que ressoava mais com o meu público. Não existe fórmula mágica. O importante é acompanhar o que gera mais interação, e isso pode variar bastante dependendo do seu nicho. Então, por experiência, eu diria para você ir experimentando e prestando atenção nos resultados que cada formato traz.
Espero que isso te ajude! Boa sorte, e não hesite em pedir mais dicas se precisar.