Oi! Essa é uma pergunta muito interessante e, sinceramente, eu também me questionei sobre isso por um bom tempo. No meu caso, percebi que os estilos visuais realmente têm um impacto nas taxas de engajamento, embora não seja a única variável em jogo.
Quando comecei a trabalhar na estética do meu perfil, eu estava tentando seguir algumas tendências que via em outros perfis que, aparentemente, estavam bombando. Pensei: “se eles conseguem engajar, por que não eu?” E, olha, foi uma jornada. O que funcionou, por exemplo, foi usar uma paleta de cores consistente. Quando eu comecei a escolher cores que realmente refletiam minha marca e usá-las em todas as postagens, notei um aumento nas interações. As pessoas começaram a reconhecer meu conteúdo rapidamente, o que acho que ajudou a criar uma conexão mais forte.
Por outro lado, tentei também brincar com layouts criativos e formatos diferentes, mas nem sempre isso se traduziu em mais likes ou comentários. Às vezes, as postagens mais simples, que foram feitas em um estilo mais “natural”, tiveram um desempenho melhor. Eu comecei a me perguntar se, por trás da estética, as pessoas preferem ver conteúdo autêntico em vez de algo muito produzido.
Os elementos que fazem a diferença, na minha visão, são a consistência e a autenticidade. Incluir elementos visuais que contam uma história ou transmitem uma emoção pode ser muito mais impactante do que seguir todas as tendências. Claro, isso pode variar. O que funciona para um nicho pode não funcionar para outro.
Então, sim, vale a pena investir tempo nesse desenvolvimento visual, mas talvez focar mais em como esses elementos se conectam com a sua mensagem e com o seu público seja o caminho mais eficaz. É uma experiência contínua, e eu ainda estou ajustando isso. Espero que isso ajude!