Os estilos visuais mais recentes ainda funcionam para marcas no Instagram?
Quais são as tendências atuais que devem ser consideradas na construção do feed?
Os formatos de conteúdo, como Reels e Stories, ainda têm impacto no engajamento?
É mais eficaz focar em uma estética específica ou diversificar o estilo visual da marca?
Como medir a eficácia desses estilos no desempenho da conta?
Eu, pessoalmente, sinto que os estilos visuais mais recentes ainda têm seu lugar no Instagram, mas a verdade é que depende da sua audiência. Tive um tempo em que tentei seguir todas essas tendências de cores vibrantes e layouts minimalistas. No meu caso, algumas coisas funcionaram, outras não. Reels, por exemplo, realmente trouxe mais alcance pra mim. Stories? Super eficaz em manter o público engajado.
Sobre estética, sou meio dividido. No começo, eu achava que tinha que ter um feed todo harmonioso, mas depois notei que a diversificação atraiu mais pessoas. Já postei imagens quadradas, depois fui pra vídeos curtos e até um pouco de conteúdo mais bagunçado. O que funciona é se conectar com as pessoas. Isso é quase sempre mais importante que a estética.
Para medir o impacto, eu olho pra métricas simples. Cada vez que uma nova estratégia é aplicada, dou uma olhada nas interações e no aumento de seguidores. Não tem muito mistério. Mas talvez dê a impressão de que o mais complicado seja sempre correr atrás da próxima tendência. No fim, o que vale é encontrar um equilíbrio que funcione para você e sua marca.
Sim, os estilos visuais mais recentes ainda têm seu lugar no Instagram. Mas tem que entender que a audiência muda bastante e o que funcionava ontem, hoje pode parecer ultrapassado. As tendências atuais incluem cores vibrantes, um uso mais sincero e autêntico de fotos, menos filtros e mais aquele jeito real de mostrar a vida.
A construção do feed? Bom, ele deve ser coeso, mas isso não significa que você precisa ter sempre o mesmo estilo. Um toque de diversidade, com reels, fotos e até um pouco de texto sobre sua marca, pode chamar a atenção. Os Reels estão bombando, e os Stories ainda são super úteis para manter o público engajado de forma próxima, como um bate-papo.
Focar em uma estética específica pode ser legal, mas se você ficar preso apenas nisso, pode limitar seu alcance. Diversificar pode ajudar a alcançar outras pessoas que se identificam com outros estilos.
Quanto a medir a eficácia, olhe para as métricas. Veja engajamento, comentários, likes e visualizações. Fique de olho no que traz mais retorno. Um post pode performar melhor que outro só porque ele usou uma cor que está em alta ou um formato novo.
Mas a real é: precisa testar. O que funciona pra um, talvez não funcione para outro. E isso pode ser bem frustrante. Faça adaptações, e não tenha medo de mudar o que não está dando resultado.