Os estilos visuais mais recentes ainda funcionam para marcas no Instagram?

Os estilos visuais mais recentes ainda funcionam para marcas no Instagram?

Quais são as tendências atuais que devem ser consideradas na construção do feed?

Os formatos de conteúdo, como Reels e Stories, ainda têm impacto no engajamento?

É mais eficaz focar em uma estética específica ou diversificar o estilo visual da marca?

Como medir a eficácia desses estilos no desempenho da conta?

Eu, pessoalmente, sinto que os estilos visuais mais recentes ainda têm seu lugar no Instagram, mas a verdade é que depende da sua audiência. Tive um tempo em que tentei seguir todas essas tendências de cores vibrantes e layouts minimalistas. No meu caso, algumas coisas funcionaram, outras não. Reels, por exemplo, realmente trouxe mais alcance pra mim. Stories? Super eficaz em manter o público engajado.

Sobre estética, sou meio dividido. No começo, eu achava que tinha que ter um feed todo harmonioso, mas depois notei que a diversificação atraiu mais pessoas. Já postei imagens quadradas, depois fui pra vídeos curtos e até um pouco de conteúdo mais bagunçado. O que funciona é se conectar com as pessoas. Isso é quase sempre mais importante que a estética.

Para medir o impacto, eu olho pra métricas simples. Cada vez que uma nova estratégia é aplicada, dou uma olhada nas interações e no aumento de seguidores. Não tem muito mistério. Mas talvez dê a impressão de que o mais complicado seja sempre correr atrás da próxima tendência. No fim, o que vale é encontrar um equilíbrio que funcione para você e sua marca.

Sim, os estilos visuais mais recentes ainda têm seu lugar no Instagram. Mas tem que entender que a audiência muda bastante e o que funcionava ontem, hoje pode parecer ultrapassado. As tendências atuais incluem cores vibrantes, um uso mais sincero e autêntico de fotos, menos filtros e mais aquele jeito real de mostrar a vida.

A construção do feed? Bom, ele deve ser coeso, mas isso não significa que você precisa ter sempre o mesmo estilo. Um toque de diversidade, com reels, fotos e até um pouco de texto sobre sua marca, pode chamar a atenção. Os Reels estão bombando, e os Stories ainda são super úteis para manter o público engajado de forma próxima, como um bate-papo.

Focar em uma estética específica pode ser legal, mas se você ficar preso apenas nisso, pode limitar seu alcance. Diversificar pode ajudar a alcançar outras pessoas que se identificam com outros estilos.

Quanto a medir a eficácia, olhe para as métricas. Veja engajamento, comentários, likes e visualizações. Fique de olho no que traz mais retorno. Um post pode performar melhor que outro só porque ele usou uma cor que está em alta ou um formato novo.

Mas a real é: precisa testar. O que funciona pra um, talvez não funcione para outro. E isso pode ser bem frustrante. Faça adaptações, e não tenha medo de mudar o que não está dando resultado.