Os elementos visuais realmente fazem diferença nas vendas de cursos?

Os elementos visuais realmente fazem diferença nas vendas de cursos?

Estou começando a estruturar meu negócio de cursos online e gostaria de entender melhor o papel dos elementos visuais.

Quais formatos ou tipos de conteúdo visual têm se mostrado mais eficazes na conversão de vendas?

Além disso, existe alguma métrica que possa ser utilizada para medir esse impacto?

Agradeço pela visão objetiva sobre o assunto.

Ah, essa é uma pergunta que realmente bate perto do meu coração! Eu comecei a vender cursos online e, acredite, os elementos visuais fazem MAAAAAIIIS do que a gente imagina. No meu caso, eu achava que o conteúdo escrito era o que importava, mas percebi bem rápido que não é bem assim.

Quando comecei a investir em gráficos mais chamativos e vídeos curtos de apresentação, notei uma diferença. A primeira coisa que testei foram os vídeos: usei um formato dinâmico, com meu rosto falando e slides para reforçar as ideias. Tava meio nervoso no começo, mas o feedback foi positivo. Alguns alunos comentaram que se sentiram mais conectados. Legal, né?

Depois, as thumbnails das aulas. Eu fiz uma mudança simples nas capas — deixei mais coloridas, com texto maior e mais legível. Aparentemente, isso atraiu mais cliques. E as stories? Não tem como esquecer delas. Colocar enquetes e quizzes legais ajudou a aumentar o engajamento e, consequentemente, as vendas.

Agora, sobre métricas… Eu comecei a usar o Google Analytics e a ferramenta nativa do Instagram. Olhei para a taxa de cliques, tempo médio no site e também como as pessoas interagiam com as postagens visualmente atraentes. Você consegue ver onde as pessoas param de assistir aos vídeos e onde elas clicam mais. Isso te dá uma noção bem clara do que tá funcionando e do que não tá.

Resumindo, a parte visual não é só “um detalhe”. É realmente importante. E, claro, tudo isso leva tempo e tentativa e erro. Não existe uma fórmula mágica. O que funciona para mim pode não funcionar para você e vice-versa. Mas se não testar, nunca vai saber. Boa sorte na sua jornada!