Eu já ouvi várias pessoas falando sobre storytelling pessoal.
Acho que é uma coisa boa, mas… será que ainda funciona?
Tipo, eu já tentei algumas vezes e, pra ser sincero, não tive aquele retorno que esperava.
As pessoas costumam curtir esses posts, mas não sei se realmente se conectam ou se isso é só… uma tendência que passou?
De repente, eu deveria tentar outra coisa?
O que vocês acham? Alguém teve sucesso com isso recentemente?
Ou é melhor focar direto no que meu trabalho oferece?
Fico meio perdido.
Você levanta umas questões bem interessantes. O storytelling pessoal, em teoria, continua sendo uma ferramenta poderosa para engajar. Mas… será que as pessoas ainda se conectam de maneira profunda com esses relatos? Pode ser que sim, pode ser que não.
Às vezes, a autenticidade brilha mais do que uma história bem elaborada. A conexão real acontece quando as pessoas sentem que você é, de fato, você. Então, talvez o segredo não esteja só na história em si, mas na forma como você a compartilha.
Se seus posts sobre sua vida ou experiências não estão gerando o retorno que você espera, talvez seja hora de revisar. O que você está contando? As pessoas estão se identificando? É possível que elas queiram saber mais sobre você, mas também desejam entender como isso se liga ao que você oferece.
E se ao invés de focar apenas no produto ou serviço, você tentasse contar histórias que também mostrem como o que você faz pode impactar a vida delas? Isso poderia criar uma ponte.
Agora, se outras abordagens estão chamando sua atenção, não tenha medo de experimentar. Pode ser interessante alternar entre o storytelling e focar diretamente nas soluções que você oferece. O Instagram é flexível. Às vezes, testar novos formatos pode trazer novas perspectivas.
Então, a conexão ainda é relevante. Mas como ela se manifesta e o que ressoa com seu público pode estar em evolução. Que tal observar as reações das suas postagens e, a partir delas, moldar o próximo passo?
Olha, eu entendo bem essa sensação. O storytelling pessoal, de fato, ainda pode funcionar, mas é uma habilidade que demanda tempo e prática. Não é uma fórmula mágica que garante likes ou seguidores instantâneos.
Muitas pessoas falam sobre como o storytelling conecta, mas a verdade é que se não tiver autenticidade, a conexão não acontece. É fácil cair na armadilha de tentar contar histórias que não ressoam com quem você é ou como você se sente. E isso pode fazer com que seu público perceba que algo está faltando.
Assim, eu diria que antes de focar no que seu trabalho oferece, é essencial entender a mensagem por trás das suas histórias. O que você quer transmitir? Como suas experiências pessoais se ligam ao que você oferece? Esse é um caminho que pode levar tempo, e, claro, pode ser frustrante quando as coisas não parecem fluir.
E tem a questão do algoritmo, sabe? Não é ali que você está em competição só com o seu nicho, mas com milhões de outras histórias. Isso pode complicar a visibilidade. É possível que as pessoas estejam gostando dos posts, mas o engajamento real — aquele que leva a interações significativas e até conversões — demande um pouco mais de estratégia.
Limitações existem. Experimento e adaptação são partes essenciais da jornada. Não tenha medo de tentar diferentes formatos e ver o que funciona. Você pode misturar o storytelling com dicas sobre o seu trabalho, por exemplo. Isso pode ajudar a tornar a mensagem mais prática e envolvente.
Lembre-se, não é uma corrida. É um processo. Se você continuar a explorar e entender seu público, as histórias começarão a ecoar mais. O retorno pode demorar, mas pode ser bem recompensador quando acontece. Fica a dúvida: será que a história que você está contando é realmente a que seu público precisa ouvir? Esse pode ser um bom ponto de partida para refletir.