Os desafios de culinária viral ainda funcionam no nicho de nutrição?

Recentemente, tenho refletido sobre os formatos de conteúdo que realmente engajam e trazem resultados no Instagram. Fico me perguntando se os desafios de culinária viral, que tanto bombaram há um tempo, ainda têm espaço no nicho de nutrição.

É intrigante pensar nisso, porque, por um lado, esses desafios criaram uma onda de visibilidade e interação, mas, por outro, será que a saturação não os fez perder um pouco da eficácia? E quando considero a natureza do conteúdo no nicho de nutrição, a variável “saudável” parece complicar um pouco as coisas.

A questão é: vale a pena investir em criar esses conteúdos desafiadores ou seria mais estratégico focar em algo mais educativo e informativo? Ou talvez uma mistura de ambos funcione melhor?

Enfim, o que vocês pensam sobre a relevância dos desafios de culinária para atrair seguidores e engajamento hoje? Seria realmente um passo à frente ou uma armadilha?

Olha, essa é uma dúvida bem comum, e eu também já passei por isso. Os desafios de culinária viral têm seu charme, certo? Atrai muita atenção, mas a verdade é que a saturação é real. Muitos já fizeram os mesmos desafios. Então, a chance de se destacar só com um desafio tradicional não é tão alta.

Se você tá pensando em entrar nessa, talvez seja melhor dar uma reviravolta neles. Colocar um toque único relacionado à nutrição pode ser uma saída. Por exemplo, um desafio que envolva alimentos locais ou ingredientes que tenham uma pegada mais saudável. Mas isso pode não ser fácil.

Os usuários estão cada vez mais exigentes. E a linha entre um conteúdo divertido e educacional é bem fina. Fazer algo que agite o seu público e ainda traga informações relevantes é um desafio. É complicado, mas pode funcionar.

Uma mistura dos dois pode ser a jogada. Criar um desafio que informe, mas que também envolva uma participação ativa das pessoas. Porém, lembre-se: o engajamento não vem do nada. O algoritmo do Instagram nem sempre ajuda. E é super fácil cometer erros, tipo focar só em visual ou só em conteúdo profundo e perder a interação.

Então, vale a pena tentar? Sim, mas com cautela. Tentar ser diferente e inovador. E, acima de tudo, testar e ver o que seu público responde, porque no fim das contas, o que importa é o feedback deles.