Olha, no meu caso, eu sempre acreditei que depoimentos de clientes têm um peso danado. Quando comecei a usar no meu perfil, percebi que eles realmente ajudavam a gerar confiança. Porém, é importante ter em mente que não é só colocar o depoimento e esperar que as pessoas acreditem.
Nos meus primeiros posts, eu só copiava e colava o que os clientes diziam. Mas depois de um tempo, percebi que isso não era suficiente. Comecei a personalizar, a fazer stories com vídeos dos clientes, em vez de apenas texto. A diferença foi nítida. As pessoas se conectam mais quando têm uma “face” por trás da opinião. E, claro, quanto mais natural e espontâneo, melhor. Até mesmo erros de gravação às vezes ficam legais e autênticos.
Eu também testei coletar depoimentos direto de clientes nas DMs. Isso ajudou muito, porque a resposta é mais crua, mais verdadeira. Algumas vezes eu ofereci um desconto ou brinde em troca de um depoimento, mas não quero sugerir que isso funcione sempre. E, eventualmente, percebi que aqueles depoimentos podiam até ser um pouco exagerados, então é preciso achar um equilíbrio.
O que não funcionou? Depoimentos muito longos ou com jargões. As pessoas perdem a atenção rapidamente. Um “amei o produto” e uma foto do cliente usando o produto vale muito mais do que um texto longo que ninguém lê. Menos é mais.
Sobre como apresentar, um carrossel que mostra a experiência do cliente, com imagens dele ou dela usando o produto, é uma boa. Isso mantém a atenção e ainda se compartilha a história visualmente. E, a coisa mais importante: não esqueça de taguear o cliente se ele tiver perfil. Isso não só gera engajamento, como também traz uma credibilidade extra.
Quanto a abordagens novas, começar a usar vídeos curtos e dinâmicos tem sido uma tendência forte. Além de depoimentos, mostrar a transformação que o seu serviço ou produto trouxe para o cliente - tipo, um antes e depois - pode ter um impacto forte. Isso funciona em várias áreas, não só em cosméticos, por exemplo.
Então é isso. Aproximar-se do cliente, ser mais genuíno e sempre buscar apresentar o depoimento de uma forma visual e interativa faz toda a diferença. Não é uma fórmula mágica, mas é um caminho que, pelo menos pra mim, realmente trouxe resultados. Acho que pode valer a pena pra você também.