Oi, pessoal.
Estou me perguntando se os aplicativos de templates ainda fazem sentido para quem está começando no Instagram, especialmente para pequenos negócios e freelancers. Com o movimento constante de mudanças na plataforma e as novas diretrizes de engajamento, será que esses templates realmente ajudam a otimizar o conteúdo? Ou será que já ficaram ultrapassados?
Eu tenho visto muitos perfis que usam essas ferramentas, mas, ao mesmo tempo, noto uma certa homogeneidade no que é postado. Isso será uma desvantagem? Será que o público ainda se conecta com posts que parecem muito “prontos” e menos autênticos?
E outra coisa que me intriga: a automação é realmente a chave para um crescimento saudável? Ou será que uma abordagem mais manual, mais artesanal, poderia trazer um efeito mais positivo na construção de uma comunidade verdadeira?
Gostaria de ouvir a experiência de vocês e ler um pouco sobre como lidam com essa questão. Será que devo seguir a linha dos templates ou buscar algo mais exclusivo e pessoal? O que acham?