Olha, eu também já passei por isso. Acredito que, inicialmente, a gente imagina que só o fato de ter um produto interessante vai fazer as vendas acontecerem. Já coloquei dinheiro em anúncios para várias coisas que eu achava que “todo mundo” gostaria, e o retorno foi, na verdade, desanimador.
Parece que o que acontece muitas vezes é que a gente esquece da parte mais importante: quem está do outro lado da tela. Eu descobri, após algumas tentativas frustradas, que conhecer o público faz diferença. Não só no sentido de saber a faixa etária ou localização, mas entender os interesses, desejos e, principalmente, as dores deles. Afinal, as pessoas compram soluções, né?
Mas, ao mesmo tempo, já vi casos onde anúncios genéricos acabaram performando bem. Às vezes, é como se a mensagem ressoasse com alguém que nem estava buscando aquilo. Eu me pergunto: é sorte? Ou talvez só o algoritmo tenha empurrado o anúncio para o lugar certo?
Uma estratégia que funcionou pra mim, pelo menos em parte, foi testar. Comecei com anúncios menores, direcionando para públicos amplos, mas com mensagens criativas, que falavam sobre emoções ou problemas comuns. E, a partir disso, fui ajustando. Fui monitorando o que gerava mais engajamento e conversão e, aos poucos, fui refinando a segmentação.
Entendo que deve ser frustrante gastar dinheiro e não ver retorno. Um anúncio que não vende pode ser várias coisas—não só a segmentação, mas a oferta, a imagem, a chamada para ação. Uma vez, fiz um anúncio que tinha uma imagem incrível, mas a chamada era muito maçante. O que ajuda é ter paciência e estar aberto a mudar o que não está funcionando.
Se eu puder dar uma dica, seria: comece pequeno, teste e aprenda. E não se desanime se algo não der certo de cara. É um processo. Espero que isso ajude, mesmo que um pouco. A gente está nessa busca juntos, né?