"Oferecer incentivos para DMs ainda funciona com o novo algoritmo?"

Oi, pessoal!

Eu tenho uma dúvida que já vem me incomodando um tempinho. Estou tentando entender melhor como o algoritmo do Instagram está funcionando agora, especialmente em relação a estratégias de engajamento.

Vi que muita gente falava sobre oferecer incentivos para que as pessoas mandassem DMs, como descontos ou brindes. Na verdade, fiz isso algumas vezes e até tivemos um retorno legal. Mas agora, com as mudanças que aconteceram, ainda faz sentido usar essa tática?

Eu realmente gostaria de saber se alguém aqui já experimentou isso recentemente e como foi a experiência. Vale a pena ainda ou é melhor partir pra outra estratégia?

Agradeço desde já!

Oi! Eu também já passei por essa fase de pensar em incentivos para DMs. No meu caso, ofereci alguns descontos e até brindes para quem mandasse mensagem. No começo, funcionou bem. As pessoas pareciam interessadas, e isso ajudou a gerar algumas DMs. Mas depois que o algoritmo começou a mudar, a coisa ficou mais complicada.

O que eu percebi é que, enquanto algumas pessoas ainda mandam mensagens, o volume caiu bastante. O Instagram parece estar priorizando outros tipos de interação, como comentários e Reels. Então, só oferecer um incentivo pode não ser o suficiente. Eu testei várias abordagens, e algumas não deram muito resultado. Por exemplo, fiz um post chamativo com um desconto, mas a resposta foi bem menos do que eu esperava.

Em vez de focar só nas DMs, comecei a investir mais em conteúdo de valor, tipo dicas e tutoriais. Isso gerou mais engajamento, o que é super importante. A interação nas postagens, eu acho, acaba ajudando a fazer as pessoas quererem me procurar mais, mas não é garantido.

Então, em resumo, essa estratégia de DM ainda pode funcionar, mas talvez você precise adaptá-la. Pensa em algo mais envolvente, talvez uma série de perguntas nos stories ou algo que incentive comentários, sabe? Às vezes, o que funciona é ser um pouco mais criativo. O algoritmo muda bastante, e o que serviu um dia pode não ser tão útil no outro.

Importante lembrar que não tem uma fórmula mágica, e o que funciona pra um pode não funcionar pra outro. Então, vale a pena testar, mas esteja preparado para ajustar conforme necessário. Espero que isso ajude!