Eu passava por isso também, uma verdadeira luta. A primeira coisa que fiz foi observar a minha própria conta. Sim, eu ocultava postagens que não estavam performando bem. A ideia era “proteger” a imagem da minha marca, sabe? Mas, com o tempo, comecei a perceber algumas coisas.
Ocultar postagens pode ter um efeito, mesmo que sutil. O algoritmo do Instagram, ele gosta de interações. E quando você oculta uma postagem, é como se você estivesse dizendo para ele: “não, isso não é relevante”. Eu testei isso. Com algumas postagens, eu deixei de lado, mesmo aquelas que não tiveram tantas curtidas ou comentários. E acredite, em algumas delas, os meus seguidores começaram a comentar meses depois. Então, o que eu pensava que seria uma má decisão, se tornou quase uma surpresa.
Outras vezes, eu escondi uma postagem e percebi que a performance geral da conta poderia ter sido afetada. Parecia que o engajamento despencava um pouco. Quando eu revia o feed, senti que tinha criado uma imagem “torta” da minha marca. Como se eu estivesse apenas mostrando o que era perfeito, mas não o que realmente era autêntico.
O impacto do ocultar pode ser mais na percepção da sua conta. Se você sempre oculta posts, a sua conta pode, sim, parecer menos autêntica. Pensa bem: as pessoas se conectam com a realidade. Se tudo é polido e perfeito, pode acabar afastando novos seguidores. O que eu fiz foi apenas melhorar a minha abordagem. Comecei a ser mais seletivo com o que ocultava. Ao invés de ocultar postagens logo de cara, eu deixava algumas para ver como se comportavam ao longo do tempo.
E sobre a segunda chance… sim, é uma dúvida válida. Se você via potencial em alguma postagem, talvez valha a pena deixá-la lá um pouco mais. Aliás, eu já tive postagens que deslancharam depois de um tempo, por causa do compartilhamento ou por alguém redescobrir.
Não existe uma fórmula mágica. Cada conta é um mundo. Mas, com certeza, ocultar não é a resposta definitiva. <?> Observe mais a sua própria conta, veja o que funciona melhor e siga testando.