Então, sobre isso, meu amigo, eu tenho algumas experiências que podem ajudar. No meu caso, no início, eu acreditava bastante naquela ideia de sempre perguntar para os seguidores o que eles queriam ver. Comecei a fazer enquetes nos Stories, perguntar direto nas postagens… e o que aconteceu? Algumas vezes, gerou interação, mas em outras, nem tanto. Uma enquetes aqui, um feedback ali, e parecia que a galera estava só participando porque achava que era “obrigação”.
Por outro lado, em momentos onde fiz perguntas mais específicas sobre o que eu poderia oferecer ou melhorar, as respostas foram muito mais ricas. Aí, acabei percebendo que o feedback serve mais como um termômetro. Funciona muito bem se você usar com sabedoria. Não adianta você perguntar só pela pergunta, sabe? Tem que ter um propósito.
Uma vez, eu pedi opinião sobre um novo serviço que estava planejando lançar. As respostas foram uma mistura de elogios e críticas que, sim, ajudaram a ajustar o que eu estava pensando. Então, nesse contexto, vi que o feedback pode moldar o conteúdo, mas depende muito de como você aborda o assunto.
Num dos casos que tentei fazer isso com temas mais gerais, como “que tipo de post vocês gostam mais?”, percebi uma resposta dispersa. A galera não se compromete com perguntas muito abertas. O segredo é ser mais direto, ou focar em um tema específico. E mesmo assim, não vá se decepcionar se o engajamento não for lá essas coisas.
Agora, o que eu noto é que esse tipo de interação pode ter um impacto muito positivo, mas não é a bala de prata. O que realmente importa é encontrar um equilíbrio. Quando você combina feedback com o que você acredita que é relevante e autêntico, a coisa flui melhor. Eu já vi pessoas que abusaram disso, e aquela urgência de querer agradar todo mundo acabou soando vazio.
Então, para resumir, sim, o feedback ainda é eficaz, mas cuidado com a forma e a profundidade das perguntas. A moda vai e vem, mas a conexão honesta com o seu público não. É uma dança constante, e às vezes os passos ficam confusos.