Oi! Então, sobre retargeting no Instagram… No meu caso, eu testei essa tática e, honestamente, teve seus altos e baixos.
Comecei a investir em anúncios para reengajar pessoas que visitaram meu perfil e site. A ideia era realmente boa, certo? A maioria das informações que li antes de começar eram promissoras. No entanto, a execução não foi tão simples.
O que funcionou bem foi segmentar o público. Eu usei listas personalizadas e alcance específico, e isso fez diferença. Quando consegui segmentar, percebi que estava alcançando quem já tinha algum interesse. Isso é crucial. Mas… mesmo com isso, não vi um aumento explosivo nas vendas. Foi mais um aumento gradual, sabe?
Por outro lado, também percebi que não adianta fazer apenas um anúncio e esperar que o milagre aconteça. A frequência conta. No começo, fiz alguns anúncios e esperava resultados mágicos, mas a verdade é que precisou de mais interação, mais vezes. Isso acabou me levando a pensar em outras formas de engajar.
Uma coisa que não funcionou tão bem foi quando eu deixei anúncios muito genéricos. Fui atrás de resultados e fiz anúncios com uma abordagem bem ampla. Não vale a pena. O público perde o interesse rápido. Depois disso, comecei a experimentar com criativos diferentes e ficou melhor, mas ainda é um trabalho que requer tempo e paciência.
O algoritmo, sim, tá diferente. Ao menos, a percepção que eu tive. Parece que agora é mais fácil competir por atenção, mas aqueles que vierem de uma interação anterior têm uma chance maior de converter, porque já tiveram algum contato.
Não quero dizer que retargeting é a solução mágica, ou que vai por si só aumentar suas vendas de forma imediata. Pode acabar sendo um complemento a outras estratégias. Eu ainda uso, mas junto com conteúdo atraente, stories e até mesmo lives. Porque o engajamento real faz diferença.
No fim, parece que ainda vale a pena, mas sempre com bom senso. Tenha uma estratégia clara. É mais sobre experimentar e tocar os canais que funcionam para o seu público. Não é fácil, mas devagar dá pra ver resultados. Espero que isso ajude e se precisar de mais detalhes, só perguntar!