Eu passei por algo bem parecido, então posso te ajudar com algumas estratégias. No meu caso, percebi que muitos dos meus seguidores paravam os vídeos antes do final, e isso me deixou pensando o que estava rolando.
Primeiro, eu analisei qual era o conteúdo que estava perdendo a audiência. Notei que vídeos mais longos, com introduções demoradas ou informações muito técnicas, eram os que faziam as pessoas abandonarem. Então, comecei a fazer cortes mais rápidos, deixando os melhores momentos logo de cara. Isso ajudou bastante!
Outra coisa que funcionou foi melhorar a dinâmica. Comecei a usar perguntas logo no início para prender a atenção, algo como “Você sabia que…?”.
Além disso, eu testei diferentes formatos. Em vez de apenas falar, incluí cenas do dia a dia, depoimentos de clientes e até animações simples para deixar os vídeos mais dinâmicos. A variedade fez diferença.
E não posso deixar de mencionar a importância das legendas. Muitas pessoas assistem sem som, então ter um texto que resuma o que estou falando pode ajudar.
Por outro lado, já tentei fazer vídeos muito curtos, achando que assim a retenção seria maior, mas isso não foi tão eficaz. Às vezes, é preciso um pouco mais de tempo para passar a mensagem.
Resumindo, minha dica seria: teste diferentes formas e conteúdos, mantenha a introdução curta, faça perguntas e não esqueça das legendas. A retenção vai melhorar, mas vai levar um tempinho e algumas tentativas. Boa sorte!