Evitar algumas armadilhas no Direct do Instagram é fundamental, e eu já passei por muitas delas. Aqui vão algumas dicas baseadas nas minhas experiências.
1. Não seja invasivo: Uma abordagem muito agressiva pode afastar as pessoas. Sabe aquele “Oi, tudo bem? Aqui é a empresa X, vem comprar meu produto!”? Isso geralmente não funciona. Comece com algo autêntico. Por exemplo, comente sobre algo que eles postaram. Isso cria conexão.
2. Não ignore o timing: Mande a mensagem na hora certa, mas isso não significa que precisa ser de madrugada quando você imagina que estão mais disponíveis. Estude seu público e descubra quando eles estão mais ativos. Pode fazer diferença.
3. Evite mensagens genéricas: Personalize suas mensagens! Isso não só mostra que você se importa, mas também aumenta as chances de resposta. Usar uma mensagem padrão para todos é como enviar uma carta ao invés de um cartão personalizado – gera desinteresse.
4. Cuidado com a frequência: Ficar mandando mensagens repetidamente pode ser visto como spam. Encontrar o equilíbrio é crucial. Uma abordagem pontual e respeitosa tende a ser mais eficaz.
5. Não subestime o follow-up: O follow-up é importante, mas novamente, não faça isso de maneira desesperada. Uma ou duas tentativas, com um intervalo respeitável, é o ideal. Se não houve resposta, analise a abordagem.
6. Evite entrar em contato muito cedo: Muitas vezes, você pode acabar afastando o cliente se entrar em contato antes que eles se sintam prontos. Espere até que haja uma interação ou engajamento no seu perfil.
7. Não se esqueça do valor: Ao conversar, sempre leve algo de valor para a troca. Isso pode ser um conselho, um recurso ou até mesmo um desconto. As pessoas querem saber que estão ganhando algo com a interação.
8. E por último, evite ser robótico: Utilize uma linguagem que represente sua marca, mas mantenha a conversa leve e amistosa. É um canal de diálogo, não um megafone.
Essas são algumas diretrizes, mas cada caso é um caso. Frequentemente, a prática te ajudará a encontrar a abordagem certa. Não desanime, porque funciona, mas leva tempo!