Oi! Eu entendo bem essa dúvida, porque já passei por isso algumas vezes. O feedback pelo Direct pode ser uma mina de ouro, mas a eficácia varia bastante dependendo de como você se conecta com sua audiência.
No meu caso, eu comecei a usar o Direct para interagir com meus seguidores de forma mais pessoal. O que funcionou foi fazer perguntas abertas. Por exemplo, em vez de simplesmente agradecer alguém por comentar em uma postagem, eu perguntava algo como: “O que você achou daquele meu último post sobre [tema]?” Isso gerou interações mais profundas e muitas vezes levava a conversas mais longas.
Por outro lado, percebi que ser “simpático” e responder só por responder não trouxe muita conversão. Às vezes, parece que a pessoa estava ali só pelo bate-papo e não necessariamente interessada no que eu oferecia. É frustrante, né? E já me senti assim também — respondendo várias mensagens e sem ver resultado. Uma coisa que notei é que, se a conexão não se tornava significativa, a conversa esvaziava rapidamente.
Isso me levou a repensar como eu abordava essas interações. Comecei a ser mais estratégico. Quando alguém me mandava mensagem, tentava fornecer um valor adicional. Pode ser uma dica, um recurso, ou até um pequeno bônus relacionado ao que eu ofereço. Afinal, o que eu percebo é que as pessoas respondem mais quando sentem que estão ganhando alguma coisa em troca, mesmo que seja uma informação útil.
Quanto às mudanças no algoritmo e na maneira como as pessoas interagem, é fato que o Instagram evolui constantemente. O que funcionou no passado pode não funcionar mais tão bem. Então, é natural sentirmos que algumas práticas estão “morrendo”. Então, talvez uma abordagem diferente ajude.
Enfim, não iria abandonar completamente a estratégia de usar o Direct. Pode ser que, com pequenas adaptações, você consiga engajar melhor. Testar diferentes táticas e observar o que gera mais ressonância talvez seja o caminho. Você também pode tentar mesclar com outras estratégias, como enquetes nos Stories ou posts que incentivem comentários, para diversificar um pouco a interação.
Resumindo, não é só você. Com certeza, a dinâmica vai mudando e a gente precisa ir se adaptando. O foco deve ser em construir relacionamentos reais, em vez de simplesmente tentar vender algo. Essas conexões genuínas acabam tornando o feedback muito mais valioso. Espero que isso ajude de alguma forma!