No meu caso, eu sempre acreditei que o feedback dos seguidores é valioso, mesmo com todas as métricas e análises à disposição. Quando comecei a investir em anúncios no Instagram, percebi que a interação dos seguidores realmente fazia diferença. Algumas vezes, eu usava enquetes nas stories – e a reação deles às vezes mudava completamente minha abordagem.
Fiz um teste com um anúncio que promovia um serviço. Eu postei a peça publicitária e pedi a opinião no feed. Embora não tenha obtido um mar de comentários, alguns seguidores apontaram coisas que eu não tinha percebido. A cor do texto, a chamada, até o formato da imagem. Apliquei essas sugestões, e o resultado foi um aumento no engajamento. Mas nem sempre foi assim.
Teve momentos em que eu ignorei esse feedback, pensando “não, eu sei o que estou fazendo”. Resultado: mais investimento em anúncios e menos retorno. Foi frustrante. No entanto, quando voltei a ouvir a galera, fluiu melhor. Gostos individuais variam, claro, mas a interação genuína nos stories ainda traz insights.
O que não funcionou? Pedir demais. Se você faz muitas perguntas ou pede feedback frequentemente, as pessoas se cansam. Uma pergunta aqui e ali parece suficiente. O segredo parece ser o equilíbrio. A voz da audiência não deve ser um eco distante, mas também não pode ser a única direção.
A partir do que vi, funciona muito bem mesclar o feedback com as métricas. Ver qual postagem ressoou mais, quais comentários geraram mais troca. Tudo isso ajuda a refinar a abordagem. Eu diria que vale a pena, mas com simplicidade. Manter a conversa aberta, sem esperar respostas perfeitas, é um caminho. No fundo, cada opinião traz algo, mesmo que não seja o que você esperava. E isso, de alguma forma, ajuda.