Oi! Então, eu já passei por esses questionamentos também, e posso compartilhar o que percebi na prática.
No meu caso, tanto o compartilhamento quanto o salvamento realmente impactam o alcance dos posts. Eu notei que quando meus seguidores salvam ou compartilham meu conteúdo, isso sinaliza pro algoritmo que a postagem é relevante. E sim, isso ainda é uma coisa que funciona.
Lembro de um post que fiz sobre dicas práticas de um serviço que ofereço. Coloquei uma chamada pra ação, pedindo pra salvarem. Eu vi um aumento significativo nas impressões depois disso. Mas, claro, não é só isso que conta. O conteúdo em si precisa ser bom, senão não adianta.
Agora, o que não funcionou tão bem, foi tentar forçar esse tipo de interação. Quando eu meio que implorava por salvamentos ou compartilhamentos em todos os posts, parecia que as pessoas se sentiam sobrecarregadas. Então, aprendi a ser mais natural e sutil sobre isso.
Sobre as mudanças no algoritmo, eu percebo que é uma montanha-russa. O que funcionava um mês, pode não funcionar no próximo. Por isso, vario bastante o tipo de conteúdo que postamos. Vídeos, carrosséis, imagens – tudo vale. Trocar ideias com o público e entender o que eles gostam pode ajudar.
Então, sim, ainda é importante, mas combina com outras estratégias. É tudo uma questão de evoluir com o tempo. A interação orgânica é sempre o caminho. Não prometo resultados rápidos, mas ao longo do tempo, essas pequenas interações ajudam. Boa sorte!