Eu também já passei pela mesma frustração. A sensação de que todo o esforço tá indo pro ralo é bem complicada. No meu caso, percebi que o algoritmo do Instagram realmente muda. Recentemente, minhas postagens não estavam performando como antes, mesmo com tudo que eu fazia certo: boas hashtags, postagens nos horários que funcionavam… e mesmo assim nada.
Uma coisa que eu testei foi diversificar o tipo de conteúdo. Eu costumava só postar fotos bem editadas e, depois de algum tempo, resolvi misturar com vídeos, carrosséis e até Reels. Surpreendentemente, os Reels geraram mais engajamento. Parece que o Instagram tá realmente forçando a barra pra que a gente use mais esse formato. Vale lembrar que não é só postar um vídeo. Tem que ser criativo, e, se possível, seguir tendências.
Outra questão que notei é a interação com a audiência. Eu tentava ser aquele perfil “perfeito”, mas acabei percebendo que, na verdade, engajar com as pessoas nos Stories ou nas mensagens diretas funcionou ainda melhor. Responder comentários, fazer perguntas, enfim, dar um tempo extra pra conversar. Isso faz diferença.
Mas, por outro lado, eu também já caí na ilusão de que postar tudo que é dia fosse ótimo pra aumentar o alcance. Quando comecei a focar mais na qualidade do que na quantidade, percebi um aumento gradual no engajamento. A ideia não é sumir, mas talvez espaçar as postagens e criar uma expectativa. Gente gosta de novidade, e, se você sempre tá ali, a coisa pode ficar meio entediante.
Dá pra notar que o Instagram também prioriza contas que geram interações significativas. Então, o que ajuda é criar conteúdo que provoque comentários, compartilhamentos, e não só likes. O público quer se sentir parte da conversa, mesmo que seja só nos comentários.
E quanto ao algoritmo, ele parece realmente incentivar quem tá na plataforma de uma forma mais ativa. Tente estar por dentro das tendências do TikTok, por exemplo. O que é popular em uma plataforma normalmente reflete em outra.
Resumindo, eu diria pra seguir a linha de testar novas abordagens. Mudar o tipo de conteúdo, engajar de forma mais direta, priorizar a qualidade sobre a quantidade. E nada garante resultados rápidos, mas paciência também é uma virtude. Espero que isso ajude um pouco e que a gente consiga ver nossos números subindo.