Mostrar o processo de trabalho realmente fortalece a credibilidade?

Mostrar o processo de trabalho realmente fortalece a credibilidade?

Estou em dúvida entre duas abordagens para meu conteúdo no Instagram. Por um lado, posso compartilhar o resultado final dos meus serviços, que evidencia a qualidade do meu trabalho. Por outro lado, considero mostrar o processo de criação, que pode humanizar a marca e transmitir transparência.

Quais são as vantagens e desvantagens de cada abordagem em termos de construção de credibilidade? Existe alguma evidência ou estudo que comprove a eficácia de uma dessas estratégias?

Eu penso bastante sobre isso, sabe? No meu caso, já experimentei as duas abordagens e posso compartilhar o que funcionou – e o que não funcionou – para mim.

Mostrar o resultado final definitivamente tem seu valor. É como um portfólio vivo, né? A galera vê a qualidade do seu trabalho e isso pode gerar confiança. Mas, por outro lado, eu percebi que só mostrar o resultado às vezes acaba parecendo meio impessoal. A conexão não é tão forte, e parece que você está apenas tentando vender algo.

Agora, quando comecei a compartilhar o processo de criação, algo interessante aconteceu. As pessoas começaram a se interessar mais pelo que eu faço, entender o esforço e as dificuldades. Isso cria uma sensação de transparência, e eu diria que humaniza a marca de uma forma muito boa. É como se você dissesse “Olha, eu sou humano e passo por desafios também”. A credibilidade maior vem daí, eu acho.

Claro, mostrar o processo tem seus desafios. Às vezes, a resposta da audiência não é tão imediata quanto quando você posta um resultado final chamativo. Pode ser mais difícil manter o engajamento, porque o processo nem sempre é tão glamouroso. Mas, pessoalmente, eu sinto que vale a pena construir essa relação mais forte.

Sobre estudos, eu não tenho dados específicos assim de cabeça, mas já vi pesquisas que indicam que autenticidade e transparência geram mais confiança entre consumidores. É uma via de mão dupla, sabe? Você investe em mostrar quem você é, e as pessoas respondem a isso.

No fim das contas, eu ficaria com o equilíbrio. Mostrar resultados e doses do processo. Assim, você alcança um público que valoriza a qualidade e, ao mesmo tempo, aquele que quer se conectar com suas lutas e triunfos. É um jogo de paciência, mas a construção dessa credibilidade verdadeira parece ser mais sustentável. O que você acha?