Eu também passei por isso e sei como é frustrante não conseguir passar a mensagem que a gente quer. No meu caso, uma das primeiras coisas que fiz foi simplificar o que eu estava tentando comunicar. Em vez de me perder em jargões ou conceitos complicados, comecei a usar uma linguagem mais direta e próxima do cotidiano.
Uma estratégia que funcionou bastante foi contar histórias. Eu parti do princípio de que as pessoas se conectam mais com narrativas do que com informações secas. Por exemplo, em vez de só dizer o que faço, comecei a mostrar situações específicas em que ajudei clientes ou como minha expertise fez a diferença. Isso ajuda a encadear a ideia com emoções e situações reais, e os seguidores conseguem se relacionar melhor.
Outra abordagem que adotei foi usar os destaques do meu perfil. Criei pastas específicas para explicar minha marca pessoal, incluindo vídeos curtos e postagens que resumem meus valores, missão e o que me diferencia. Isso trouxe clareza e, acredite, alguns seguidores começaram a interagir mais e a perguntar exatamente sobre o que eu estava fazendo.
Nos stories, eu passei a ser mais autêntico e a mostrar meus bastidores. As pessoas costumam gostar de ver a ação por trás do trabalho, então fiz pequenos “diários” mostrando o dia a dia e as decisões que faço. Isso não só humaniza minha marca, como ajuda a reforçar a mensagem que quero passar.
Uma coisa que não funcionou pra mim foi tentar agradar a todos. No início, eu achava que precisava falar para todo mundo, mas isso só deixou a mensagem mais confusa. Focar no meu público-alvo e em quem realmente se identifica com meu trabalho fez toda a diferença. A partir daí, minha comunicação ficou mais objetiva.
Resumindo, minha dica é: conte histórias, utilize os destaques de forma estratégica, seja autêntico e, acima de tudo, foque na sua audiência alvo. Não tem milagre, mas com consistência e clareza você vai conseguir alinhar sua mensagem com o que seus seguidores realmente precisam entender.