Oi! Então, vou te contar um pouco da minha experiência com mensagens diretas no Instagram. No início, eu tinha essa mesma dúvida e confesso que hesitei um pouco em começar a usar. A ideia de me lançar ali, parecer forçado, me deixava um tanto nervoso.
Mas, decidi testar. Comecei a mandar mensagens diretas para pessoas que interagiam com meus posts, tanto em curtir quanto em comentar. O que eu fiz foi personalizar as mensagens, fazendo uma abordagem bem natural. Tipo, “Oi, vi que você curtiu minha última foto sobre [tema]. O que achou?”.
No começo, pude ver algumas respostas. Algumas pessoas realmente interagiam, falavam sobre o post, o que era legal. Mas, teve muita gente que só deixava no vácuo. A pior parte é que parece que a energia que você coloca na mensagem não necessariamente volta. Mas… aqui tá a coisa: algumas dessas interações acabaram se convertendo em vendas ou, pelo menos, na criação de uma conexão mais forte.
Com o tempo, percebi que algumas pessoas respondem mais a perguntas diretas, como “Você também trabalha com [área relacionada]?” ou “Alguma dúvida sobre [tema]?”. Isso gerou conversa. Mas teve também uns dias que eu sentia que estava só batendo papo com a parede.
O que não funcionou pra mim foi quando eu tentava forçar um fechamento rápido. Tipo, “Ei, quer comprar meu produto?”. Isso não foi legal e as respostas diminuíram. As pessoas podem sentir quando você tá empurrando algo.
Agora, o que me funcionou mesmo foi não ter medo de parecer forçado e, ao mesmo tempo, não fazer parecer que estou vendendo um produto. Falar de maneira mais casual, como se estivéssemos num café. E, às vezes, fazer perguntas que ajudem a entender mais o que a pessoa precisa ou pensa.
Eu também tento não abordar todo mundo, foco nas interações que parecem genuínas. Isso ajuda a não ficar aquela sensação de ser apenas mais um spam. E claro, mesmo com o pessoal que não responde, aquilo gera uma visibilidade. As pessoas veem sua mensagem e, ao longo do tempo, podem confiar mais em você.
Sinceramente, não dá pra garantir que vai gerar conversões eficazes pra todo mundo. Algumas pessoas conseguem, outras nem tanto. Tem que testar, ver o que funciona melhor no seu caso. Pode ser que no seu nicho, com a sua abordagem, a coisa mude completamente. Enfim, vale a pena experimentar e observar o que acontece. Boa sorte!