Então, sobre legendas em múltiplos idiomas, eu vou te contar um pouco da minha experiência. No começo, eu pensei: “Isso vai abrir um leque enorme de público!” Então, comecei a adicionar legendas em inglês e espanhol nas minhas postagens. Foi legal, sei lá, por um tempo.
Eu realmente vi um aumento inicial nos likes e até em algumas interações. A galera comentava em diferentes idiomas, o que para mim, era um sinal de que funcionava. Mas aí, com o tempo, percebi que não era só isso que importava. O engajamento começou a cair. E, assim, talvez não fosse tanto pelas legendas, mas pelo conteúdo em si também.
Fiz uns testes. Em alguns posts eu usei só português e em outros fiz as legendas em vários idiomas. E, honestamente, não notei uma diferença tão gritante. Acredito que o que realmente importa é como você conecta com o seu público. Se a mensagem não for boa, não tem legenda que salve.
Recentemente, mudei a abordagem. Passei a focar mais em conteúdo local, usando uma linguagem mais próxima do que meu público realmente conversava. E meio que recuei nas legendas em vários idiomas. O resultado foi voltar a ver mais engajamento. Então, realmente, pode não ser a solução mágica que a gente busca.
Não estou dizendo que legendas em outros idiomas não funcionam, mas pode não ser a prioridade. Envolver o público de forma genuína e autêntica, isso ainda é o que faz a diferença. É um caminho e tanto para seguir. Mas, como tudo, depende do público que você está tentando alcançar, né?