Nos últimos meses, tenho tentado implementar diversas estratégias de crescimento no Instagram, como o uso de ferramentas de automação e compra de seguidores.
No entanto, estou preocupado com a possibilidade de que essas práticas possam comprometer a credibilidade da minha marca a longo prazo.
Gostaria de saber se alguém já passou por essa experiência e se, de fato, essas táticas podem trazer resultados positivos sem prejudicar a imagem que construí até agora.
Agradeço desde já por qualquer insight ou conselho sobre este assunto.
Eu entendo bem a sua preocupação, porque já passei por isso também. No início, eu fiz algumas tentativas de usar ferramentas de automação e até comprei seguidores. Honestamente, parecia uma ideia promissora, mas rapidamente percebi que as consequências não eram exatamente as que eu esperava.
Primeiro, os seguidores que você compra geralmente não são engajados com o seu conteúdo. É só um número na sua contagem. No meu caso, isso impactou muito as minhas métricas de engajamento. Os likes e comentários caíram drasticamente, e isso gerou desconfiança entre os seguidores que realmente estavam interessados na minha marca. Eles perceberam que a interação não estava ali, e isso pode abalar a credibilidade.
Quanto às ferramentas de automação, eu cheguei a usar algumas para agendar posts e até interagir automaticamente. No entanto, percebi que a autenticidade é super importante, especialmente em nichos onde a conexão pessoal conta muito. As respostas automáticas e comentários genéricos deixaram muitos seguidores frustrados. Acho que isso acabou soando falso, e eu pude ver alguns deles se desengajando.
Depois de um tempo, decidi mudar a abordagem. Fui mais para o conteúdo genuíno e comecei a interagir de verdade com meus seguidores. Fiz algumas lives, criei posts que contavam histórias e compartilhei experiências autênticas sobre meu trabalho. O crescimento foi mais lento, mas, ao final das contas, o engajamento começou a aumentar. E o melhor: as pessoas que estavam me seguindo realmente se importavam com o que eu postava.
Então, em resumo, eu diria: fuja dessas táticas rápidas. O crescimento orgânico pode demorar, mas acredite, é mais saudável. Invista no que realmente importa: construir relações e autenticidade. Assim, a sua marca se fortalece e sua credibilidade permanece intacta a longo prazo.