Ah, essa é uma pergunta que frequentemente me fez refletir. Nos últimos meses, mergulhei fundo no Instagram e, para ser honesto, a conversão de seguidores em leads não é tão linear quanto parece.
Eu testei diferentes tipos de conteúdo: posts informativos, carrosséis, vídeos curtos… A maioria gerou um bom engajamento, mas a transição para leads qualificados foi, digamos, um pouco frustrante. Uma coisa que percebi é que, por mais que o conteúdo atraia, simplesmente ter seguidores não é suficiente. É preciso criar uma conexão mais pessoal, algo que, de fato, ressoe com o público.
Recentemente, experimentei fazer uma série de Lives onde discutia temas relevantes para meu nicho. Isso gerou uma interação mais real, e algumas pessoas começaram a me enviar mensagens diretas, perguntando sobre meus serviços. A sensação de estar “ao vivo” aparentemente ajudou a construir uma confiança que outros conteúdos não conseguiam proporcionar.
Outra abordagem que funcionou para mim foi a criação de conteúdo educativo mais profundo, como guias ou e-books, e oferecê-los em troca de um e-mail. Isso incentivou algumas pessoas a se inscreverem na minha lista e, claro, é um passo a mais na jornada até a conversão. O que não funcionou tanto foram os posts puramente promocionais; eles atraíam um engajamento menor e não geravam as leads que eu esperava.
Entendo que essa questão da conversão pode variar muito de acordo com o nicho e o público, mas acredito que, ao encontrar o equilíbrio entre informar, entreter e convidar a uma ação, a coisa flui melhor. Estou ainda nessa busca, em constante adaptação.
Se você estiver em dúvida sobre o que fazer, talvez seja interessante explorar formatos diferentes e, quem sabe, uma abordagem mais autêntica. E claro, paciência é fundamental. Cada passo conta, mesmo que os resultados não sejam imediatos.