Oi! Olha, a questão de interagir com os comentários e DMs é meio complicada. Tem um lado que diz que sim, isso ajuda a aumentar a visibilidade e pode te colocar na página Explorar. Mas não é uma fórmula mágica, sabe?
Eu, por exemplo, comecei a responder todas as mensagens, mesmo as mais simples. E até hoje, isso tem ajudado a criar uma conexão com o público. E também, quando você responde aos comentários, dá a impressão de que você está realmente interessado na sua audiência. Isso ajuda a construir uma comunidade, e isso é ótimo! Mas, por outro lado, não espere resultados imediatos. Não rola crescer do dia pra noite. Então, paciência é fundamental.
Um dos erros comuns é achar que só porque você está ativo, as coisas vão mudar. Não é bem assim. Tem que combinar isso com conteúdo de qualidade. O engajamento em si é importante, mas o que você posta também faz toda a diferença. Se você não tiver um conteúdo que prenda a atenção, mais engajamento não vai resolver.
E tem mais: cuidado com a maneira como você interage. Tem que ser genuíno. Se parecer robótico, pode afastar as pessoas. E, claro, tem que fazer isso regularmente. Não adianta responder hoje e deixar de lado por semanas.
Sobre estratégias, uma dica que acho válida é fazer perguntas nas suas postagens. Isso incentiva comentários e constrói mais engajamento. Outra é interagir de forma mais personalizada nas mensagens diretas. Isso faz com que as pessoas se sintam especiais, e não só outra número.
Resumindo: interagir ajuda, mas não é garantia de visibilidade, e não é a única coisa que você precisa fazer. Envolvimento genuíno+conteúdo de qualidade+paciencia é a fórmula que estou tentando seguir. E é uma jornada, não um sprint. Boa sorte!